Cotidiano

Cubanos celebram 90 anos de Fidel com dança e música

HAVANA ? Milhares festejaram ao som de música latina ao longo da orla de Malecón, em Havana, até as primeiras horas deste sábado, na celebração dos 90 anos do líder cubano aposentado Fidel Castro.

À meia noite, uma banda tocou feliz aniversário em homenagem ao icônico revolucionário de esquerda na “Tribuna Anti-Imperialista”, uma praça localizada em frente à recém-inaugurada embaixada dos Estados Unidos, enquanto fogos de artifício explodiam do outro lado do baía.

Carros alegóricos com dançarinos e bandas de salsa se estendiam quilômetros abaixo em Malecón, com o carnaval anual de Havana tendo caído, neste ano, na comemoração do aniversário de Fidel.

? Este é o melhor presente que podemos dar a ele, esta festa ? disse a dançarina Leydis Campos, de 25 anos. ? Pelos 90 anos passados, e por 90 mais!

Neste mês, Cuba tem homenageado “El Comandante”, que conduziu a revolução de 1959 e construiu um Estado comunista à porta dos EUA, sobrevivendo a centenas de tentativas de assassinato ao longo do caminho.

Enquanto muitos cubanos criticam Castro por ter restringido liberdades pessoais e imposto uma economia ao estilo soviético, outros o reverenciam por ter libertado Cuba da dominação dos EUA e instituído o acesso universal a cuidados de saúde e educação.

“Fidel é a melhor coisa que aconteceu para o nosso país”, disse Aldo Zamora, de 40 anos, enquanto vendia balões.

Fidel entregou as rédeas do poder em 2008 para seu irmão mais novo, Raúl, devido a uma doença intestinal que quase o matou. Mesmo assim, manteve o título de “líder histórico”.

Não está previsto que ele apareça em público nas festividades, embora possa se encontrar com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado de Cuba, que chegou a Havana na manhã deste sábado.