Cotidiano

CSN, Usiminas e ArcelorMittal anunciam alta de preço do aço plano

m203503.jpg

SÃO PAULO – Produtores de aços planos do país estão comunicando distribuidores sobre novos reajustes de preços na faixa de 8% a 10% que começam a entrar em vigor neste mês, afirmaram uma fonte do mercado e um analista do Bradesco BBI nesta quarta-feira.

aço_0401

Segundo a fonte do mercado, os reajustes estão sendo comunicados por CSN, válido a partir de 1º de janeiro; Usiminas, que entra em vigor na 5ª-feira; e ArcelorMittal, a partir de 10 de janeiro. Os reajustes são adicionais aos implementados na distribuição pelas siderúrgicas em dezembro, de 11% a 12%, disse a fonte.

As ações da Usiminas lideravam as altas do Ibovespa no início da tarde desta quarta-feira, avançando cerca de 5% às 14:54. CSN, porém, tinha recuo de 1,1%. No mesmo horário, o Ibovespa caía 0,5%.

? Eles anunciaram reajuste para laminados a quente e a frio. Galvanizados não ? disse a fonte.

Representantes de Usiminas e CSN não puderam ser contatados de imediato, enquanto a ArcelorMittal afirmou que tem como política não se pronunciar sobre preços.

O analista Thiago Lofiego, do Bradesco BBI, afirmou que a Usiminas tende a ser a siderúrgica que mais se beneficia do reajuste dado o seu foco em aços planos e maior exposição ao mercado brasileiro.

? Estimamos que um reajuste de mais de 10% para todos os produtos e clientes vai impactar positivamente o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia (Usiminas) em cerca de 650 milhões de reais ? escreveu Lofiego em relatório, reiterando recomendação “acima da média do mercado” (outperform) para Usiminas e Gerdau.