Cotidiano

Crocodilo ataca mulher que foi nadar à noite em praia

SYDNEY – A polícia da Austrália continua em busca de uma mulher que foi atacada e provavelmente devorada por um crocodilo ao nadar à noite em uma praia no nordeste do país.

Ela, que tem 46 anos e não foi identificada, estava nadando na noite deste domingo com uma amiga numa praia no parque nacional de Daintree, em Queensland, nordeste da Austrália, com água até a cintura, quando desapareceu.

“Elas sentiram algo esbarrar nas pernas, e um grande crocodilo teria agarrado a mulher”, disse em entrevista à imprensa local Neil Noble, supervisor das equipes de paramédicos da região.

Segundo a polícia, a amiga tentou puxar a mulher, mas não conseguiu, e ela desapareceu sob as águas. As buscas continuam na região, com uso de helicópteros com visão noturna e infravermelha, assim como barcos e grupos a pé, mas a mulher ou seu corpo ainda não foram encontrado.

Warren Entsch, membro do Parlamento que representa a região, disse em entrevista que a tragédia era evitável.

“Há avisos por todo canto que há crocodilos lá. É uma tragédia, mas podia ter sido evitada. Não dá para legislar contra a burrice humana. Se você nadar às 10 da noite, vai ser comido”, disse ele, que afirma que a área é tão famosa pelos crocodilos que há tours durante o dia para vê-los.

A polícia não identificou nenhum das mulheres, dizendo apenas que a desaparecida mora na Austrália, mas não na área, e tem parentes na Nova Zelândia.

O crocodilo de água salgada ou de estuário é o maior réptil do mundo. Fêmeas tem em média 3 metros, machos, 6, possivelmente 7 metros. Um macho adulto jovem pesa entre mil e 1,2 mil quilos. Eles podem viver em água salgada, mas preferem áreas onde água doce e salgada se misturam: manguezais, estuários de rios, praias em baías. É nativo da Índia, do sudeste asiático e da Austrália.