Cotidiano

CRLV-e: versão digital do documento é obrigatória no Paraná

CRLV digital, obrigatório desde janeiro, tem a mesma validade que versão impressa do documento

CRLV-e: versão digital do documento é obrigatória no Paraná

Em janeiro deste ano, proprietários de veículos registrados no Estado do Paraná deixaram de receber o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em papel-moeda e o documento passou a ser digital, podendo ser encontrado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, no site do Denatran ou nos canais de atendimento do Detran.PR.

O condutor pode optar por baixar o arquivo em seu smartphone ou imprimir em papel sulfite comum; em caso de impressão, é preciso estar atento a possíveis falhas no QR Code. Só é possível acessar o CRLV Digital PR se todos os débitos obrigatórios do veículo estiverem quitados.

A medida, estabelecida em janeiro pelo Governo Federal, busca reduzir a emissão de papel e tem como objetivo a junção de informações de licenciamento e propriedade do veículo – CRLV e CRV em um único documento.

De acordo com o coordenador de gestão da informação do Detran.PR, o CRLV-e (em formato eletrônico) tem a mesma validade que a antiga versão, a diferença é que as pessoas não precisam mais enfrentar filas ou pagar taxas para que o certificado seja emitido.

“É muito mais flexibilidade para o cidadão. Se ele [condutor] perder o documento original, por exemplo, pode imprimir o digital que ele terá a mesma validade. Isso sem custos, taxas, filas ou qualquer outra burocracia”, explica Stephan Garcia, coordenador de gestão da informação do Detran.PR.

Agora, a legitimidade do CRLV é assegurada por meio de QR Code, código de segurança que deve ser utilizado em fiscalizações de trânsito para identificar algum tipo de irregularidade ou falsificação no documento.

O certificado é protegido por uma senha de acesso ao efetuar o login no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Para quem tem celular com leitor biométrico, o acesso pode ser realizado através da impressão digital do usuário.

No caso de veículos usados, a versão antiga do CRLV continua valendo até o prazo de vencimento impresso no documento. Caso opte, o dono do veículo também pode ter acesso à versão digital.

O motorista que circular por vias públicas com o certificado de licenciamento do veículo vencido está cometendo uma infração gravíssima, resultando em multa no valor de R$293,47, acréscimo de sete pontos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e apreensão do veículo até que seja regularizado.

Por: Julia Veroneze

 

*** Informe publicitário