Cotidiano

Crivella termina campanha com dívida de R$ 1 milhão

BRASÍLIA ? Favorito na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella tem uma dívida eleitoral de pouco mais de R$ 1 milhão. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha de Crivella arrecadou até sexta-feira R$ 7,57 milhões. Em contrapartida, a despesa somou R$ 8,6 milhões. Pela legislação eleitoral, o candidato tem até 30 dias depois das eleições para saldar a diferença, por meio de novas doações.

Do total de doações ao candidato, R$ 7,4 milhões correspondem a recursos financeiros e R$ 160 mil são recursos estimáveis ? ou seja, quando alguém doa, por exemplo, a prestação do serviço em vez de dinheiro. Apenas 3,4% dos recursos de campanha vieram de pessoas físicas, que colaboraram com R$ 261 mil. O restante veio do partido dele, o PRB.

Os principais fornecedores da campanha foram uma produtora cultural, uma gráfica e três empresas de comunicação. A maior parte dos gastos da campanha, correspondentes 23% do total, ou R$ 2 milhões, foram com publicidade por materiais impressos.

A campanha de Marcelo Freixo foi mais barata e terminou superavitária. O candidato do PSOL arrecadou R$ 1,52 milhão e gastou R$ 1,18 milhão. Por lei, as sobras de recursos devem ser destinadas ao partido do candidato quando termina a campanha, ou aos partidos que compõem a coligação.

Embora tenha recebido menos dinheiro que o adversário, Freixo concentrou na campanha mais doações de pessoas físicas, com R$ 389 mil. O valor representa 25% do total de doações. As doações vindas de partidos somaram R$ 392 mil, ou 25% do total. Já as doações pela internet representam 49%, com R$ 729 mil. Do total de doações para Freixo, R$ 1,47 milhão foram em recursos financeiros e apenas R$ 53 mil em recursos estimáveis.

A maior parte dos gastos de campanha foi também com publicidade por materiais impressos. A despesa foi de R$ 363 mil, ou 31% do total. Os serviços prestados por terceiros somam R$ 238 mil, ou 20% do total.