Cotidiano

Crivella: ?Jamais tentei induzir que tenho apoio da Arquidiocese?

image4.JPGRIO ? Após a Arquidiocese do Rio se manifestar publicamente contra o uso da imagem do cardeal arcebispo dom Orani Tempesta em panfletos da campanha de Marcelo Crivella (PRB), o candidato à prefeitura disse nesta quinta-feira que ?jamais tentou induzir o povo de que tem o apoio da Arquidiocese?. Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, ele afirmou ainda que a responsabilidade pelo material é de católicos que apoiam sua candidatura.

? Tem vários católicos que trabalham comigo. Eles sabem que eu sou contra o aborto, que eu sou a favor da família, a favor da vida, que eu sou contra a corrupção e contra as drogas. Eles fizeram um folheto, eu não tive participação, mostrando os meus princípios para católicos amigos deles. E eu agradeço. Quando eles me mostraram, eu aplaudi. Por quê? Um candidato tem que falar dos seus princípios. Nesse folheto não se pedia voto ? disse Crivella.

O candidato acrescentou que ?todos os candidatos colocam a foto com o dom Orani na sua propaganda?. Também alegou que, quando esteve com dom Orani, perguntou ao cardeal se a foto poderia ser pública. Segundo Crivella, dom Orani disse que sim.

? Claro que nós todos entendemos que a Arquidiocese não tem candidato. Se você perguntar ao Eduardo Paes, ele vai dizer que o candidato da Arquidiocese é o Pedro Paulo. Não é. Também não é o Crivella. Também não é o Osorio, não é o Indio, também não é a Jandira, não é o Freixo. Todos os candidatos têm a simpatia, o respeito e o apreço da Arquidiocese, que não vai apoiar ninguém.

A campanha do bispo licenciado da Igreja Universal informou na quinta-feira que foi responsável pela produção de panfletos com a imagem do senador ao lado de dom Orani. O material, distribuído em portas de igrejas como a Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e na entrada de estações do metrô, foi rechaçado pela Arquidiocese do Rio por considerar que ele leva os eleitores a concluírem que dom Orani apoia a campanha de Crivella. A foto foi feita no último dia 24, quando o candidato do PRB se reuniu com o arcebispo para apresentar seu plano de governo.

? Dizer hoje que o Crivella confessa que distribuiu o panfleto. Eu nunca dei essa entrevista. Eu confesso que tenho muitos equívocos e enganos. Mas, eu tenho dito, não sou candidato a perfeito. Sou candidato a prefeito. Claro que eu cometo muitos erros, como todos, mas esse eu não cometi, de tentar, de maneira subliminar ou maliciosa induzir o povo de que eu tenho o apoio da Arquidiocese para ganhar voto. Eu jamais faria isso. Não faria isso com ele, nem com qualquer outro líder. Não é do meu perfil ? disse Crivella.

Apontado pela campanha como um dos católicos que apoiam Crivella, o coordenador de sustentabilidade do PRB, Justino Carvalho, disse que viu a imagem digitalizada do panfleto antes da produção. Ele confirmou que o material foi distribuído no último domingo, mas afirmou não saber em quais locais.

? Nós fizemos apenas um registro. Um panfleto mostrando que Crivella tinha assumido compromissos com dom Orani. Eu não vi o material pronto, mas o panfleto não pedia voto ? disse Justino.