Cotidiano

Crivella e Freixo adotam estratégias diferentes no retorno da propaganda eleitoral no rádio

RIO – Na retomada do programa eleitoral no rádio, nesta segunda-feira, os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) utilizaram estratégias diferentes nos dez minutos disponíveis. Menos conhecido entre os eleitores, Freixo aproveitou a inserção para apresentar a sua biografia. Crivella, porém, apresentou propostas para jovens da cidade, englobando temas como empreendedorismo e violência urbana.

? Eu sou Marcelo Freixo. Durante mais de um ano reunimos mais de cinco mil pessoas para elaborar o nosso programa de governo. Educadores, professores universitários, cientistas, pesquisadores, mas principalmente você, morador da cidade. Vai ser desse jeito que vamos governar ? afirmou o candidato do PSOL, que também agradeceu a presença no segundo turno: ? Eu queria agradecer muito a oportunidade que você me deu de chegar ao segundo turno. Agora vamos ter mais tempo para conversar melhor, para você conhecer a minha história e as minhas propostas. O Rio que a gente quer é mais democrático, não tem intolerância, ele vai respeitar você, o ônibus que você pega todo dia. A escola do seu filho vai ter mais qualidade. Essa cidade é possível.

Um narrador apresentou a biografia do candidato, de 49 anos, professor de História. A propaganda mencionou os pais, a origem no Fonseca, bairro da Zona Norte de Niterói, e afirmou que Freixo começou a trabalhar aos 15 anos. A trajetória na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi lembrada, especialmente a atuação como presidente da CPI das Milícias, que denunciou mais de 200 pessoas.

Com mais de dois minutos de duração, o jingle da campanha foi utilizado pela primeira vez na propaganda política. No primeiro turno, a candidatura de Freixo tinha apenas 11 segundos na campanha da TV e do rádio. Caetano Veloso, Chico Buarque, Fernanda Abreu e Teresa Cristina, entre outros artistas, participam do jingle, que tem introdução de Wagner Moura.

CRIVELLA PROMETE ESTIMULAR EMPREENDEDORISMO

Primeiro colocado no primeiro turno da eleição ? com 27% dos votos válidos ? e líder nas pesquisas de intenção de voto, Marcelo Crivella apresentou propostas voltadas para a população jovem de baixa renda.

? Dedicamos esse programa para você que é jovem. Falamos de construir um Rio de Janeiro diferente ? afirmou o candidato

Com o elevado índice de desemprego, a propaganda explorou ideias para estimular o empreendedorismo em comunidades do Rio, como a Zona Franca Social.

? Zona Franca Social: usar o poder estratégico de compra da prefeitura para encomendar nas comunidades carentes o que pode ser feito lá. Roupa de gari, uniforme escolar, roupa hospitalar, da guarda municipal explicou o candidato do PRB, que apresentou proposta para ? Outra coisa que podemos fazer é baixar os impostos.

Durante o programa, Crivella ?conversava? com moradores do Rio, ouvia suas dificuldades e, em seguida, apresentava as suas propostas para solucionar os problemas. O senador e ex-ministro da Pesca do governo Dilma propôs criar o agente comunitário de empreendedorismo:

? (Alguém) que pudesse te ajudar para você conseguir contratar as costureiras, fazer os seus desenhos, produzir as suas peças para que elas estejam nas vitrines e na internet. Ela (prefeitura) precisa estar voltada para esses negócios que podem ser desenvolvidos nas comunidades.

O candidato também criticou a repressão feita pela Guarda Municipal aos vendedores ambulantes da cidade.

O único ponto em comum entre as propagandas das duas campanhas foi o agradecimento ao eleitor: ambos reconheceram a importância de participar do segundo turno.