Cotidiano

Crivella diz em vídeo que foi forçado pela Universal a entrar na política

O candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, virou senador em 2002 não por sua livre e espontânea vontade, mas por determinação da Igreja Universal ? da qual é bispo licenciado e sobrinho do fundador, Edir Macedo. Quem assegura isso é o próprio Crivella, em vídeo gravado durante encontro, provavelmente em abril de 2011, com grupo de pastores e fiéis da igreja Assembleia de Deus do Rio de Janeiro.

Na gravação, desde 2014 perdida no Youtube, Crivella explica: ?Devido à repercussão da Fazenda Canaã, fui desta vez (depois de seis anos na África e três no sertão baiano) enviado para a política. Confesso que naquele instante fiquei triste. Aceitei porque na Igreja Universal você não tem opção. Na Igreja Universal (…) você vai, tem que ir?, revelou, entre risos, aos colegas. “Mas eu me lembro que naquele dia fiz uma oração. Eu disse o seguinte: meu Deus, eu não tiraria um filho do altar para a política”. Ele acrescentou ter percebido depois de eleito a importância da nova missão e viu que ?estava equivocado?.

Nesta sua terceira campanha municipal, bem como nas duas anteriores para o governo do Estado, Crivella, que tem mandato de senador até 2019, sempre repetiu que a Universal e todas as outras igrejas teriam ?influência zero? na sua eventual gestão, pois para ele o ?Estado é laico?. ?Não haverá qualquer interferência, como nunca teve no Senado Federal?, reafirmou, há poucos dias.

Mas a história que ele contou aos colegas, alguns também políticos, ? dentre eles, Pastor Everaldo E Bispo Manoel Ferreira, ambos do PSC, e David Cabral ? é outra. A política é sim apresentada como um trampolim para ambições, até globais, de evangelização. Cujo divisor de águas seria a conquista da Presidência da República.

?Vocês podem ter certeza: os evangélicos vão crescer na política, todos eles. Nós temos jovens, meninos, o filho do pastor Everaldo (deputado Filipe Pereira, secretário do governo do Rio) é uma esperança. Um dia esta nação vai eleger um presidente evangélico?, garantiu, sob aplausos. ?E aí, queridos irmãos, (…) nós poderemos ser a igreja evangelizadora dos últimos dias e levar o evangelho a todas as nações da terra?.

Desde o início de seu primeiro mandato como senador, Crivella afirmou ter atuado como uma espécie de embaixador da Universal e de outras siglas religiosas fora do Brasil. E para isso diz ter contado com a ajuda direta do ?inesquecível e grande? presidente Lula ? que, então no auge de sua popularidade internacional, era visto pelo senador como exemplo de que o Brasil e os brasileiros poderiam conquistar as ?últimas fronteiras (para a fé cristã) que são a Índia, a China e os países árabes?. É neste contexto que a polêmica aproximação do governo Lula com o Irã é comemorada. ?Queremos ganhar os muçulmanos que até hoje apedrejam suas mulheres: queremos falar de Jesus para eles.?Qual é a raça (sic, para Crivella há quatro no mundo: ?branco, escurinho, amarelo e vermelho?) que tem igrejas fortes como as nossas, que tem recursos, que tem rádio, que tem televisão, que tem avião, que tem helicóptero? Qual é a raça (sic) que pode entrar em qualquer país senão o Brasil e os brasileiros?” , exalta.

Carta de Lula – O político-bispo descreveu como apoiou a expansão das agremiações evangélicas. ?Quando me tornei senador, pastores de todas as igrejas passaram a me procurar com problemas no Exterior?. Foi aí que diz recorrido diretamente a Lula. ?Eu disse, presidente, me dá uma carta sua, me apresentando aos presidentes desses países onde as igrejas estão com problemas. E ele me deu, escrita à mão, e os presidentes me receberam.? Citou como exemplos Barbados e Zâmbia. ?Abri uma igreja em Lusaka, (capital da Zâmbia) e os pastores haviam sido expulsos de lá. Com a carta do presidente Lula, não só os pastores puderam voltar como o presidente Rupiah Banda (2008-2011) deu a eles uma concessão de rádio e televisão para que pudessem pregar o evangelho?. Neste momento, os presentes à reunião bateram vigorosas palmas.

Crivella também informou que usou suas credenciais de senador para reclamar com o embaixador da Índia em Brasília contra a perseguição a missionários da Universal. Lá, eles só conseguiram abrir um único templo em Madras, desde 1994. O embaixador não negociou: disse não ter interesse em dar visto para qualquer igreja e considerar a presença não-autorizada dos evangélicos uma ofensa ao país. ?Você chama de ofensa, nós chamamos de amor às almas?, rebateu.

O hoje candidato a prefeito do Rio encerrou sua fala de quase nove minutos em tom apocalíptico. ?Já vieram maremoto, terremoto, corrupção, pecado, Sodoma e Gomorra em dimensão planetária, que é a ?infernet?. O espírito santo vai fazer uma obra grande e haverá na nossa geração uma batalha final.? Da qual conseguirão participar, segundo ele, ?grandes líderes como os bispos Manoel Ferreira e Edir Macedo? ? ambos já idosos.

Procurada, a Assessoria de Imprensa do Instituto Lula disse que não vai comentar o assunto.

CRIVELLA SE NEGA A COMENTAR VÍDEO

Em meio ao clima de troca de acusações da reta final da campanha, o candidato Marcelo Crivella (PRB) não quis comentar, nesta sexta-feira, o mais recente vídeo em que o senador diz que o Brasil terá um presidente evangélico que trabalhará pelas igrejas.

Ao longo da campanha, o senador tem afirmado que não mistura política com religião numa tentativa de se descolar da igreja Universal. Ele é bispo licenciado e sobrinho de Edir Macedo, fundador da denominação religiosa.

Ao ser questionado se sentia arrependimento pelas declarações no vídeo, o candidato demonstrou irritação:

? Não vou comentar mais nenhum assunto que não seja municipal ? disse Crivella, após participar de um evento com associações de pessoas com deficiência em hotel no Centro do Rio.

No vídeo que foi postado na página do Facebook do deputado federal Jean Wyllys, Crivella aparece mais jovem e parece discursar para uma plateia de evangélicos:

? Os evangélicos ainda vão eleger um presidente da república que vai trabalhar por nós e por nossas igrejas. E nós vamos cumprir a missão que há dois mil anos é o maior desafio da igreja, de levar o evangelho a todas as nações da terra.

Um dia antes de ver sua vantagem na última pesquisa Ibope cair até nove pontos percentuais, o candidato do PRB começou a adotar um tom mais agressivo em entrevistas e em seu programa eleitoral. Segundo aliados, pesquisas internas da campanha já sinalizavam a queda, o que teria justificado o tom incisivo das estratégias e das falas recentes do candidato.

Ontem, ele passou a veicular inserções que associavam o rival Marcelo Freixo e seu partido PSOL ao líder cubano Fidel Castro e ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.

O candidato também comparou Freixo ao alemães nazistas ao dizer que o adversário capitalizava angústias para chegar ao poder.

Em evento na Barra, ele disse na sexta-feira que o Rio era a cidade maravilhosa e “não dos black blocs”, dos “cracudos” e das “balas perdidas”.