Cotidiano

Crítica: Fifth Harmony, um grupo com medo de errar o passo

2014_758251857-2014_757932604-5h_press_pic3.jpg_20141006.jpg_20141008.jpgRIO – Uma por todas, todas por uma ? e assim segue o bonde do Fifth Harmony em seu segundo álbum. Uma coleção de talentos que funcionam melhor em conjunto (não há quem se destaque, assim como as Spice Girls, que se complementavam como se fossem um cardápio variado de vozes e biotipos), as meninas otimizam esforços para não deixar que o passo acelerado pelo sucesso de ?Worth it? (um achado do disco de estreia, ?Reflection?) ao menos não diminua e não as deixe no meio do caminho.

Mas a tarefa é difícil. Porque, assim como o recentemente lançado ?Dangerous woman?, de Ariana Grande, ?7/27? é um disco que arrisca apenas até a página dois. ?Work from home? brinca com os timbres e com as batidas do trap e tem um vídeo em que as meninas invertem a folclórica situação da cantada de pedreiro. Mas, canção de trabalho por canção de trabalho, a de Rihanna, ?Work?, chegou primeiro, melhor e com voltagem maior.

Outras canções, como ?I lied? e ?Scared of happy? ainda flertam com trap e ?All in my head (Flex)? aposta em uma certa onda reggae, sampleando ?Flex?, sucesso do dancehall do MC Mad Cobra. Mas, apesar de algumas letras ?explícitas? (as primeiras do grupo), atravessa-se a audição das 12 faixas do álbum sem qualquer excitação ou solavanco. A presença da dupla norueguesa de produtores Stargate em cinco faixas de ?7/27? é a garantia de que não haverá nenhuma esquisitice, nenhum refrão que não seja milimetricamente construído ou algo que possa soar minimamente desagradável.

Pouco acrescenta ao disco um convidado como Ty Dolla $ign, rapper do lado mais malvado, que não diz ao que veio em ?Work form home?. Já Missy Elliott, que andava sumida, solta um rap de responsa que salva a bem intencionada e oitentista ?That kind of girl? da mediania. No geral, ?7/27? foge do criticado paradigma de álbum conceitual de Beyoncé e Rihanna. Mas também não traz aquela faixa boa para se acabar na boate.

Cotação: regular.