Cotidiano

Cristovam anuncia que votará a favor do parecer pelo impeachment

BRASÍLIA – O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou nesta terça-feira que votará a favor da continuidade do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. Considerado indeciso até então, o senador ressaltou que sua manifestação de voto se refere ao julgamento de hoje, que deverá tornar Dilma ré.

? Voto sim pelo fim do aparelhamento, pela quebra da Petrobras e pela falta de vigor renovador (do governo Dilma) ? finalizou seu discurso.

Cristovam ponderou que não acredita que o afastamento permanente da petista trará alguma solução política para o país.

? O impeachment que estamos para votar não vai aplacar a raiva do povo. Caminharemos para eleições gerais, provavelmente ? avaliou.

O senador contou que se reuniu quatro vezes com Dilma nos últimos meses, mas que apesar de proveitosas intelectualmente, as conversas foram “inócuas”. Cristovam disse ter sido vítima de pressões e que decidiu votar pelo impeachment mesmo que significasse “suicídio político”.

? Desde o início desse processo disse que votaria no que seria melhor para o Brasil, não no que fosse mais simpático para os meus eleitores. Disse que votaria pelo brasil mesmo que significasse suicídio politico. Resisti às pressões que recebi mas não manifestei meu voto. Agora, temos o parecer da comissão do impeachment e que oferece a brecha legal para a declaração de desconfiança do governo e ao mesmo tempo o impeachment da presidente. Houve sim descumprimento de regras constitucional, mesmo que se possa discutir a dimensão do crime (…). Hoje voto pela aprovação do relatório ? discursou o senador.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira.