Cotidiano

Cristina Kirchner transferiu bens para os filhos três dias depois de ser processada

BUENOS AIRES ? A ex-presidente Cristina Kirchner transferiu três de suas 25 propriedades para os filhos em meio ao avanço na Justiça de processos contra ela, informou o jornal ?La Nación? nesta quinta-feira. A operação foi feita em 16 de maio, três dias após a ex-mandatária ser processada por supostas irregularidades do Banco Central e um mês e meio antes do bloqueio de todos os seus bens.

Segundo o ?La Nación?, que teve acesso aos registros, os imóveis foram passados para os nomes de Máximo e Florencia Kirchner. Cristina já havia informado sobre a transferência, alegando ser legal e legítima.

Autora de várias denúncias contra a ex-presidente, a deputada da oposição Margarita Stolbizer acusou Cristina de preservar seu patrimônio de forma fraudulenta.

Entre outros crimes, Cristina está sendo investigada por supostas operações de lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e irregularidades no Banco Central pela venda de dólar futuro a baixo preço.

Em julho, o juiz federal Claudio Bonadio determinou o congelamento das contas bancárias de Cristina até que a ex-presidente aceitasse o embargo de 15 milhões de pesos que já haviam sido fixados por ele, dentro caso conhecido como ?Dólar Futuro?.