Cotidiano

Cristina Kirchner ocultou transferências de US$ 492 milhões, revelam documentos

2016_921666407-201607061300357309_RTS.jpg_20160706.jpgBUENOS AIRES ? A situação de Cristina Kirchner se complica cada vez mais com a revelação de transferências milionárias ocultadas pela ex-presidente da Argentina. Documentos revelam operações financeiras no valor de US$ 492 milhões para contas no exterior por 21 pessoas e sociedades comerciais vinculadas à família Kirchner. Algumas delas estão sendo investigadas por casos de lavagem de dinheiro ou corrupção.

A informação foi revelada no domingo pelo programa Jornalismo para todos, do jornalista Jorge Lanata, com base em dados extraídos de relatórios de pelo menos sete bancos internacionais enviados à justiça dos Estados Unidos.

De acordo com o jornalista argentino, que fez algumas das principais denúncias de corrupção contra os governos Kirchner, a ex-procuradora da Fazenda de Cristina Kirchner Evangelina Abbona foi encarregada de remover qualquer vestígio das movimentações financeiras. Hoje, Evangelina trabalha no gabinete do Estado de Santa Cruz, governado pela cunhada de Cristina, Alicia Kirchner.

Intitulado ?Cristileaks?, o programa revelou o conteúdo dos relatórios que não puderam ser destruídos pelo kirchnerismo.

Esta não é a primeira denúncia envolvendo Cristina. A ex-presidente está sendo investigada por suposta lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e falsificação de documentos públicos.