Cotidiano

Cristina critica ações judiciais: 'Alguém sabe se Macri teve casas revistadas?'

ARGENTINA-COURT_-GTB2OI826.1.jpgBUENOS AIRES – Após ter dez propriedades alvos de busca na província de Santa Cruz ? no marco das investigações contra a ex-presidente da Argentina e seu filho por suposto enriquecimento ilícito e falsificação de documentos públicos ?, Cristina Kirchner reagiu ao esforço judicial nos tribunais federais que a investigam por casos como corrupção e lavagem de dinheiro com uma mensagem no Facebook. No recado, acusa o juiz Claudio Bonadio de abuso de poder. Ela ainda criticou o presidente Mauricio Macri por escândalos próprios.

Com operações policiais realizadas em Gallegos, El Calafate e El Chaltén, o juiz argentino Claudio Bonadio investiga a Los Sauces, uma empresa do ramo imobiliário de propriedade da família Kirchner. Argentina

Cristina teve seu sócio, Lázaro Báez, preso por acusações de lavagem de dinheiro em abril e indiciado nesta quinta-feira. A Câmara ordenou ainda a investigação das concessões estatais de obras públicas feitas nos governos kirchneristas ao empresário, que somam cerca de US$ 650 milhões.

Ela respondeu às manchetes acusando o juiz Bonadio de persegui-la, “como não podia ser de outra maneira”.

“Devo ser a única cidadã na História judicial argentina a ser investigada por dois juízes no mesmo caso”, disse ela, que ainda acusou meios de comunicação que divulgaram a operação de busca de “sincronização informativa”. “Essa não vai ser a primeira nem a única causa que inventarão.”

Cristina ainda aproveitou para responder à decisão de investigar suas propriedades com uma ironia ao presidente Mauricio Macri, apontado como possível beneficiário de contas offshore no caso conhecida como Panamá Papers.

“A propósito, alguém sabe se o presidente e sua família tiveram as casas, empresas ou escritórios revistados?”, escreveu ela, que acusou o governo atual de ser elitista e “não se importar com os trabalhadores”.