Cotidiano

Crise institucional não irá retardar votação do teto de gastos, diz Renan

BRASÍLIA – Ao ler, no plenário do Senado, o texto da proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que institui teto para gastos do setor público foi aprovada ontem em dois turnos na Câmara, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) negou que a crise com o Judiciário ? provocada pela prisão de agentes da polícia legislativa na semana passada ? vá retardar o calendário de votação na Casa. Ele disse que está mantido o calendário aprovado por unanimidade pelos líderes dos partidos e que prevê a votação do primeiro turno no dia 29 de dezembro e o segundo no dia 13 de dezembro.

? Não permitirei qualquer chantagem , seja de quem for, para adequar o calendário a dificuldades de circunstâncias políticas ? garantiu Renan, completando: ? Estou trabalhando para que não tenhamos nenhum problema de calendário. A PEC do teto (de gastos) é a única sinalização que podemos dar em relação ao futuro do País.

Ele criticou interpretações ?apressadas? de que o cronograma de votação da PEC seja contaminado pela crise e disse que o calendário seguirá seu curso natural no Senado

? Sempre há os analistas que priorizam e preferem em seus comentários, a ligeireza em detrimento da certeza. Em nenhum momento rebaixarei essa instituição, este Senado Federal, para retardar ou acelerar projetos, seja qual for a sua circunstância ? apontou Renan.

Ele elogiou a disposição do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), José Maranhão (PMDB-PB) , de escolher o líder do PMDB Eunício Oliveira (CE) como relator da PEC 241 no Senado:

? Eu disse ao Maranhão que , se depender da bancada e dos senadores com quem conversei, que não há nome melhor para , partidariamente, cumprir essa grandiosa tarefa.