Política

Crise hídrica e Covid são maiores desafios de toda história do PR, diz Ratinho

Em seu discurso, o governador Ratinho afirmou que a Assembleia, através das deputadas e deputados, é de extrema importância para o desenvolvimento de todo o estado e destacou os desafios enfrentados no estado nos últimos ano

Crise hídrica e Covid são maiores desafios de toda história do PR, diz Ratinho

Curitiba – A Assembleia Legislativa do Paraná realizou ontem (2) a sessão de instalação da quarta Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Na solenidade, o governador Ratinho Junior, entregou ao presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), a mensagem e o plano de governo do Poder Executivo para 2022. No documento, o Governo expõe a situação econômica e financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo do período, em cumprimento ao disposto no artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado do Paraná.

Antes da apresentação do governador, Traiano agradeceu a presença do chefe do Executivo na Casa e das demais autoridades dos Poderes do Estado. “A presença dessas autoridades robustece o Poder Legislativo e enriquece esta Casa. Significa, acima de tudo, o respeito das instituições para com a Assembleia Legislativa. O Poder Legislativo é o centro embrionário de iniciativas”, afirmou o presidente da Assembleia.

Em seu discurso, o governador Ratinho afirmou que a Assembleia, através das deputadas e deputados, é de extrema importância para o desenvolvimento de todo o estado e destacou os desafios enfrentados no estado nos últimos ano. “Este é o momento em que, ao olhar para trás, podemos avaliar o caminho que percorremos para entregar aos paranaenses um estado mais moderno, inovador, cidadão e sustentável. E não foi fácil. Enfrentamos alguns dos maiores desafios da história. Obstáculos como a maior crise hídrica dos últimos 91 anos, que trouxe grandes consequências à produção agrícola e ao abastecimento, além de uma pandemia que ficará marcada por muito tempo em nossa memória. Mas da mesma forma que os desafios foram intensos, as respostas tiveram a mesma força”, disse o governador.

Ele destacou que o Paraná começa 2022 com mais de 70% dos paranaenses já imunizados com as duas doses e a vacina agora sendo aplicada nas crianças. “A imunização, que era nossa esperança no início do ano passado, está cumprindo o seu papel”, defendeu.

 

Pedágio

Ratinho Junior destacou no balanço apresentado aos deputados que a grande conquista do Paraná no ano de 2021 foi o encerramento dos contratos de pedágios nas rodovias do estado. “Celebramos o fim de uma novela trágica, mentirosa e de corrupção. Aqueles contratos mal feitos e as obras que foram tiradas e não executadas vão dar lugar a um programa moderno, que foi construído de forma transparente em parceria com o Governo Federal e com ampla participação da sociedade”, afirmou.

“O trabalho dos deputados desta Casa, que ampliaram o debate em torno dos novos contratos de concessão, foi essencial para chegarmos a uma proposta consistente e em consonância com o que já vínhamos propondo desde o início da nossa gestão, que é um pedágio barato, com as obras no início dos contratos”, ressaltou o governador.  Ainda ontem (2), deputados entraram com ação no TCU (Tribunal de Contas da União) para suspender a nova licitação do pedágio. (Confira matéria na página 6)

 

Infraestrutura e logística

O chefe do Executivo também destacou em sua apresentação que o Estado avança no projeto de ser uma grande central logística da América do Sul, mesmo com os entraves impostos pela pandemia. “Além de bater o martelo na modernização das nossas rodovias, também avançamos muito com o projeto da Nova Ferroeste. O leilão de 1.300 quilômetros de estradas de ferro que vai ligar o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá deverá ocorrer em 2022, com investimentos previsto de R$ 30 bilhões. E a modernização segue em todos os modais. Retomamos o Voe Paraná. E os nossos principais aeroportos também contam com grandes projetos de expansão”, explicou.

 

Economia

Durante seu discurso, Ratinho Junior afirmou que a economia paranaense resistiu com muita força aos impactos provocados pela pandemia. “A nossa indústria é uma das que mais cresceu no país, com o avanço de 10% até o mês de novembro do ano passado. Os setores de comércio e serviço, os mais impactados pela pandemia, também estão em plena recuperação. O PIB do Estado avançou quase 5% nos três primeiros trimestres do ano passado. Batemos recordes mensais na criação de empregos e fechamos 2021 com a abertura de 172 mil vagas de carteira assinada. É um dos melhores resultados do país e é o maior saldo da geração de emprego da história do Paraná”, apontou.

 

Social e Educação

Ratinho Junior ainda detalhou ações do Paraná Solidário que reúne diversos benefícios como o “Cartão Comida Boa” que garante segurança alimentar a 90 mil famílias paranaenses. Na área de Educação, Ratinho Junior falou sobre a inclusão de disciplinas na rede estadual de ensino que preparam os jovens para o setor de inovação e tecnologia. O governador ainda destacou a valorização dos profissionais de Educação.

 

Foto: AEN