Cotidiano

Crise econômica força redução nos valores dos aluguéis

O impacto mais significativo ocorreu na locação de imóveis comerciais

Cascavel – Na contramão dos preços que só aumentam, os aluguéis de imóveis tiveram uma redução significativa. O valor mais baixo é reflexo da crise econômica que assola todo o País. Isso ocorre porque os inquilinos buscam novas negociações para redução das locações e muitos proprietários para não perder a renda dos aluguéis têm diminuído a mensalidade.

Embora não se tenha números precisos sobre esse cenário em Cascavel, o vice-presidente da Regional Oeste do Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios), Luiz Antonio Langer, confirma que o panorama é de redução de preços. O impacto mais significativo ocorreu na locação de imóveis comerciais.

“Em função da falta de faturamento dos inquilinos que têm pontos comerciais, muitos têm vindo negociar, para pedir a redução nas locações. Eles pedem isso para poder permanecer com o estabelecimento no imóvel. Além da falta de lucro, os custos com água e luz aumentaram. As empresas acabam não tendo faturamento para honrar com seus compromissos”, pontua.

Segundo ele, grande parte está esperando passar o Natal, ápice de vendas do comércio, para poderem tomar uma decisão em relação à locação. Para imóveis comerciais, a procura é pouca. Já se passou a época de locar, geralmente isso ocorre de agosto a setembro, quando os comerciantes já vislumbram as vendas de Natal.

“Se a crise continuar, há chances de muitos desocuparem os locais ou migrarem para pontos com menor valor”, comenta.

O panorama não é muito diferente em relação aos imóveis residenciais. Segundo o representante do Secovi na região, a redução foi maior nos de maior valor, equivalentes de dois a três salários mínimos.

(Com informações de Crislaine Guetter)