Cotidiano

Criminalidade faz posto de saúde fechar mais cedo

Recuperar a imagem de Foz do Iguaçu e restabelecer a confiança dos usuários no sistema público de saúde, alvo de um esquema de corrupção na gestão do ex-prefeito Reni Pereira, não são os únicos desafios do recém-empossado Chico Brasileiro. O novo prefeito precisará, em parceria com forças policiais e de repressão, buscar mecanismos para reduzir os índices da violência na região de fronteira. No início desta semana, a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo precisou fechar mais cedo devido a duas ocorrências graves.

A decisão da direção da área da saúde resulta da violência que deixou um morto e outro ferido nas proximidades da UBS. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade seria reaberta assim que a “onda de violência” na região fosse controlada. “Tendo em vista as graves ameaças proferidas contra a integridade física de servidores e funcionários da UBS, o atendimento ao público foi suspenso. Tão logo a súbita onda de violência naquela região seja controlada pelos departamentos de polícia e da Guarda Municipal, a unidade voltará a atender normalmente”.

Na manhã de ontem, a unidade abriu no horário normal, mas durante um bom tempo apenas servidores compareceram e permaneceram no local. Com medo, usuários procuraram a unidade em menor número e em horários que consideraram menos arriscados. Investigadores da Delegacia de Homicídios consideram que os dois crimes na mesma tarde tenham ligação e trabalham para identificar os autores e a motivação.