Cotidiano

Criatividade marca a Seincom 2017

Evento contou com palestras, workshops e premiações

Neste ano, a Seincom (Semana Integrada de Comunicação da Univel), que teve como tema “Comunicação, mercado e criatividade”, ocorreu entre os dias 18 e 21 de outubro. No evento voltado aos acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propagada, Design Gráfico e Fotografia, os alunos produziram trabalhos para concorrer às premiações e participaram de palestras e workshops com profissionais atuantes no mercado.

De acordo com o coordenador dos cursos, Anderson Costa, essa foi uma Seincom produtiva, onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de ter trabalhos avaliados por profissionais do mercado e participar de palestras sobre criatividade. “Nossa preocupação é que esse profissional tem que ser criativo, não só dominar as questões tecnológicas de cada área, mas, saber o que fazer com cada técnica. Foi uma experiência produtiva, eles ampliaram o repertório cultural e estimularam o profissional criativo”, ressalta.

A abertura contou com palestra do jornalista Allan de Abreu. Ele autor contou as experiências que teve na cobertura e na produção do livro "Cocaína: A rota caipira" e ministrou uma palestra sobre "O livro-reportagem como território nobre para a investigação jornalística".

De acordo com o autor, o jornalismo passa por um período de mudanças, uma transformação positiva com as inúmeras possibilidades tecnológicas de pesquisa, “Pretendo escrever mais livros. O livro é um veículo supremo do jornalismo, é onde é possível apurar os fatos com tempo para mostrar a verdade; existe profundidade”, comenta.

No segundo dia da Seincom, os acadêmicos dos cursos de Comunicação da Univel, apresentaram os trabalhos que concorreram o IX Prêmio Univel de Jornalismo, II Prêmio de Publicidade e Design Gráfico, o I Prêmio Univel de Fotografia e assistiram a uma palestra, com a editora de fotografia, Cristina Veit, sobre Narrativas Fotográficas. Cristina foi designer e editora de arte na revista Capricho e diretora de arte da revista National Geographic Brasil. Ela realizou um projeto de fotografia no Iraque, onde mostrou quem são os fotógrafos que produzem as imagens em campo de guerra. Para ela, o que chama a atenção é a solidariedade, entre os jornalistas, lá todos vivenciam a mesma situação. Cristina conta que o momento que mais marcou foram as fotos em uma escola, na cidade de Mossul. “Eu vi as crianças de três anos com uma tarefa escolar que me deixou chocada, era um exercício daqueles de ligar os pontos, para crianças que ainda não escrevem e era para ligar o soldado em uma metralhadora”, ressalta.

“Criatividade é a cura” foi a palestra de Nicholas Bergantin, no terceiro dia de Seincom. Ele mostrou cases de sucesso de diferentes marcas e o mercado publicitário. Ainda na terceira noite, o publicitário, Bruno Regalo, falou sobre “Empreendedorismo Criativo”, contando a trajetória dele, a conquista dos prêmios publicitários e o mercado de trabalho. Bruno trouxe uma palestra sobre empreendedorismo. Para ele empreender nada mais é do que arriscar, colocar tudo ou o pouco que você tem por um sonho. “Se você vai sonhar alguma coisa que é sua, com a sua assinatura, algo que você acredita, você vai perder muitas horas de sono, vai deixar de lado muita coisa importante na vida, mas o resultado vai vir, isso é um fato, é a regra clara da plantação e da colheita”.

Para fechar a Seincom no sábado (21), foi realizado workshop com Nicholas Bergantin. Ele explica que o propósito da palestra e do workshop foi mostrar para os alunos que existem infinitas soluções para um mesmo problema. “Às vezes a gente se apega muito a uma maneira de resolver as coisas, uma forma de solucionar uma ideia e quando na verdade, se não der certo, tem outra maneira e se não der certo de novo, tem infinitos caminhos; inspirei os alunos para que eles enxerguem várias soluções”.

“O segredo está na luz", foi o tema do workshop com Bruno Mafra e no workshop com o jornalista da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Jasson Goulart. Ele contou a história da vida dele como profissional de comunicação, as experiências que teve em rádio, TV e na faculdade. "Virei repórter e produtor, trabalho em média oito horas por dia e ainda é pouco”. Para ele, o jornalismo televisivo vive um processo de mudança e as emissoras tem buscado cada vez mais uma proximidade com as pessoas. Ele explica que a RPC tem levado os apresentadores e repórteres para programas que acontecem na rua. "A prestação de serviço e o jornalismo comunitário são o futuro da TV, e se você quer ser um profissional da comunicação, busque a essência do jornalismo, estude, leia, pesquise e corra atrás do que você quer”.

Além da feijoada que foi servida no almoço de encerramento, na Associação da Rádio Colméia, houve a entrega das premiações. Segundo a vencedora, Daniela Cervi, campeã das categorias de Reportagem televisiva e Jornal impresso, este ano, o evento teve ótimos trabalhos e para ela vencer foi uma surpresa. “Na televisiva, usei criatividade para falar sobre o novo conceito de barbearias em Cascavel e no impresso abordei o tema Trilhos precários barram a ligação do Oeste ao Litoral paranaense”. Mariza Mattos, vencedora da categoria Fotojornalismo ressalta a importância em ter inscrição em todas as áreas. “Conseguimos fazer a inscrição de todos os nossos trabalhos e tenho certeza que a premiação vai abrir várias portas, porque tinha muitos profissionais avaliando o que foi produzido”.

Foram cerca de 150 inscrições e a expectativa foi superada comenta o coordenador e professor Rodrigo Cardoso. "O evento foi um sucesso, são trabalhos que foram desenvolvidos durante todo o ano, esse é o momento do reconhecimento do trabalho deles, inclusive, eles foram avaliados por profissionais da área e pelos palestrantes que são profissionais reconhecidos”. “Quem dera todas as universidades tivessem um evento como a Seincom que você conecta os alunos em algo maior e eles começam a entender de novos universos. O evento instiga os alunos para que eles sejam executores, para fazerem projetos e tirarem as coisas do papel”, finaliza Bruno Regalo.