Cotidiano

Crianças refugiadas ficam sem abrigo após desmantelamento do campo de Calais

FRANCE-EUROPE-BRITAIN-MIGRANTS-DEMOLITION-CALAISCALAIS ? Dezenas de menores desacompanhados foram deixados no campo de refugiados de Calais durante a noite, apesar de as autoridades francesas terem afirmado que haviam desmantelado o acampamento por completo. Trabalhadores humanitários estimam que cerca de cem jovens dormiram ao relento, enquanto um chefe do governo regional calculou em 68. A ONG Save the Children disse que estava ?extremamente preocupada? com o bem-estar das crianças que ainda não tinham sido registradas para serem realocadas em centros de acolhida pelo país.

As autoridades francesas anunciaram na quarta-feira o fim do acampamento, após a retirada de quase 5.600 migrantes, adultos e menores de idade.

Os trabalhos de demolição na ?Selva? de Calais, um dos maiores campos de migrantes da Europa, começaram nesta quinta-feira na parte oeste desta grande área, que ficou praticamente vazia.

Máquinas escavadeiras destruíam os barracos e casas improvisadas abandonadas. A polícia foi mobilizada para impedir que curiosos, jornalistas e migrantes entrassem no local.

Os adultos foram levados de ônibus para abrigos espalhados por todo o território francês. Os menores de idade foram levados para um centro de recepção provisório dentro do acampamento, enquanto a situação de cada um é examinada.

Até semana passada, entre seis mil e oito mil pessoas, principalmente sudaneses, eritreus e afegão, viviam naquele que era o maior acampamento improvisado de migrantes da França e um dos maiores da Europa.

Alguns migrantes incendiaram seus barracos antes de deixar o local. As chamas afetaram quase todo o acampamento, sobretudo na rua central, onde as lojas informais terminaram em cinzas.

As autoridades afirmaram que não havia mais ninguém no acampamento, mas a AFP constatou que dezenas de migrantes dormiram no local na quarta-feira.