Cotidiano

Crianças que roem unha e chupam o dedo são menos propensas a alergias

RIO- Um estudo multidisciplinar da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revelou que crianças que chupam o dedo ou roem unha têm menos risco de desenvolver alergias ao longo da vida. A pesquisa foi publicada na revista “US Pediatrics”.

De acordo com o relatório, crianças que têm essas práticas são expostas a germes mais cedo, o que ativa as funções imunológicas e consequentemente reduz os riscos de alergias.

O estudo acompanhou 1.037 crianças nascidas entre 1972 e 1973 até a idade adulta. Durante os anos de acompanhamento, os pais relataram os hábitos dos filhos de chupar o dedo e roer unhas aos 5,7, 9 e 11 anos.

A pesquisa verificou que aos 13 anos de idade, as crianças que tinha os dois hábitos risco de desenvolver alergias de 31%. Os que chupavam o dedo ou roíam unha apresentavam sensibilização de 38%. Já no caso das crianças que não tinham esses hábitos, o percentual chegou a 49%.

” Os resultados confirmam a 'hipótese da higiene', que sugere que a exposição precoce a micróbios reduz o risco de desenvolver alergias”, explicou o pesquisador Bob Hancox.