Cotidiano

Crianças que descem montanha de 800m para ir a escola podem ganhar escada

china.jpg

PEQUIM – A pé, de bicicleta ou de carro, sozinhas ou levadas pelos pais, com ônibus público ou van contratada, de metrô, trem ou barca, muitas crianças vão à escola todos os dias. Poucas no mundo, entretanto, arriscam a vida descendo uma montanha para isso.

Nas montanhas do sudoeste da China, na província de Sichuan, alunos precisam deixar a vila de Atule’er para ir à escola. Só que ela fica 800 metros morro abaixo. O único jeito de descer é por frágeis escadas de madeira, que precisam de manutenção constante.

A vila tem 400 moradores, de 72 famílias, e apenas 15 alunos, de entre 6 e 15 anos. A população da minoria Yi, sobrevive do cultivo de nozes, batatas e pimenta, que vendem na região.

china4.jpg

O único acesso é a travessia pelas escadas, que dura duas horas e é tão perigosa que os alunos passam pelas “escadas do céu” (como são chamadas localmente) apenas duas vezes por mês: os pais preferem que eles morem na escola e venham para casa apenas a cada 15 dias, e sempre acompanhamos por pais voluntários.

“Foi perigoso o bastante subir. Não consigo imaginar como descem todos juntos”, disse em entrevista à rede de televisão CNN o fotógrafo Chen Jie. Ele ouviu sobre a vila através de amigos, e acompanhou a volta para casa dos alunos no dia 14 de maio.

Chen escalou junto com as crianças, subindo as 17 escadas separadas por pequenos platôs de rocha. Segundo ele, os alunos dizem que já se acostumaram e não tem medo. Apenas um admitiu ter se assustado quando achou que um amigo ia cair.

As fotos, que foram publicadas pelo jornal estatal Beijing News, causaram protestos e incredulidade na China e rodaram o mundo.

china3.jpg

“Fico pensando nos pais nas cidades, preocupados se seus filhos mimados estão felizes. Aqui as crianças enfrentam um abismo para se educarem”, disse o fotógrafo.

O acesso apenas por escadas causa também problemas econômicos à vila: moradores disseram à mídia local que como os compradores sabem que é pior voltar com sobras de vendas do que com pouco dinheiro, fazem ofertas mais baratas pelos produtos.

Após o caso virar notícia mundial, as autoridades locais prometeram mudanças. Cerca de 50 funcionários do condado de Zhaojue, onde fica a área rural, para verificar as condições locais. A prefeitura anunciou que vai colocar barras de aço nas escadas até uma solução à longo prazo ser encontrada.

“A questão mais importante no momento é resolver o transporte dessas pessoas. Depois disso, poderemos tentar mudar a economia local, com oportunidades até de turismo às montanhas”, disse o general Jikejingsong, secretário local do Partido Comunista.

china2.jpg