Cotidiano

Crianças preservam o meio ambiente

O Comitê Gestor do Programa Cultivando Água Boa realizou mais uma ação do Projeto Encontros e Caminhos. Em conjunto com os alunos do 6º, do 7º e do 8º ano dos Colégios Estaduais Pio XII e Castro Alves, a atividade Recuperação de Nascentes foi colocada em prática nas propriedades dos maripaenses Alvenir Kolcinski e Arlindo Burg.

De acordo com o chefe do Emater de Formosa do Oeste, Valmir Cardoso Pereira, que liderou a atividade, iniciativas como essa são fundamentais para contribuir para um meio ambiente melhor. “Maripá é privilegiado por ter um poder público que apoia essas ações e com pessoas realmente engajadas. A cada atividade que é realizada e a partir da participação dos alunos, podemos ampliar a divulgação da prática e motivar mais pessoas para que se unam à causa”, ressalta.

Para a professora Rosangela Barbosa, que acompanhou a turma do 7º A do Colégio Pio XII, a ação permite que os alunos vivenciem o processo na prática. “Estamos trabalhando em sala de aula sobre a necessidade e importância de conservação da água, e a atividade possibilitou que eles participassem ativamente e acompanhassem cada etapa do processo de recuperação das nascentes, transferindo para a prática o que foi aprendido nas aulas”, destaca.

Além da recuperação de nascentes, também foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas. “A atividade se transformou em uma sala de aula fora do ambiente comum, que proporcionou aprendizado prático a partir da participação nas etapas e dos questionamentos feitos pelos alunos no decorrer do trabalho. Isso contribui para conscientizá-los da importância de cuidar da nossa água e da responsabilidade de todos em deixar um ambiente saudável para as gerações futuras”, pontua a gestora de Educação Ambiental do Coletivo Educador Municipal, Irani Moreira Kreutz.