Cotidiano

Crianças demonstram civismo

Alunos da Escola Municipal Edison Pietrobelli (Caic), do Bairro Santa Cruz, em Cascavel, se envolveram na manhã de ontem na programação da semana da Pátria. Crianças do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Espaço e Vida também participaram da solenidade que contou ainda com a participação do prefeito Leonaldo Paranhos e da secretária de Educação Marcia Baldini.

Para o prefeito, a sociedade e principalmente o Setor Público, têm o compromisso de dar o exemplo necessário para as crianças no que ele chamou de "retomada do civismo". “Se nós fizermos coisas certas, positivas, transparentes e eficientes estas crianças poderão comemorar”, disse Paranhos.

História

A secretária de Educação, Marcia Baldini, também esteve presente e lembrou aos presentes da importância de conhecer a história do Brasil e da responsabilidade da escola na missão de repassar este conhecimento às crianças. “Nós, brasileiros, temos que proclamar a Independência todos os dias, lutando por uma educação melhor, por saúde e por conhecimento. E a função da escola é a transmissão do conhecimento científico, e história é conhecimento científico”, lembrou Márcia, enfatizando aos alunos que é necessário estudar sobre a história do País, sempre fazendo uma relação crítica com a atual realidade.

Banda do Exército

Além das apresentações preparadas pelos alunos da Escola Caic II, o ponto alto da solenidade foi a participação da Banda do Exército, que tocaram o Hino da Independência e ainda alegraram as crianças com músicas seculares. A alegria dos alunos foi tanta que ao final das apresentações as crianças se uniram em um grande abraço no subtenente Edison Dias Pinheiro, regente da Banda. “É com muito amor que eles [as crianças] retribuem o carinho que nós temos em nossos corações transmitirmos através da música. E é isso que a música faz, aproxima as pessoas”, finalizou o subtenente Edson.