Cotidiano

Crianças aprendem brincando sobre alimentação e higiene

Pato Bragado – Crianças e adolescentes do projeto Piá Luz do Futuro, de Pato Bragado, vivenciaram uma caminhada pelos hábitos saudáveis e de higiene bucal. Trata-se de uma atividade didática na qual os alunos jogam um dado e, conforme a numeração ou as dicas de alimentação e higiene bucal, eles avançam ou retornam “casas”.

De acordo com as idealizadoras do projeto, nutricionista Lovane Foleto e cirurgiã dentista Jocelane de Fátima Tambosi, a atividade foi aplicada aos alunos em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16) e ao Dia Nacional de Saúde Bucal, na próxima quarta-feira (25).

Bons hábitos

A nutricionista explica que o consumo de alimentos como balas, chocolates, pirulitos, biscoitos, principalmente os recheados, refrigerantes, salgadinhos, além de serem cariogênicos, podem causar diabetes, obesidade, cáries, doenças crônicas por excesso ou escassez de nutrientes, além de outros problemas.

Lovane garante que os hábitos alimentares são adquiridos durante toda a vida, mas é na infância que se deve estabelecer a prática da boa alimentação, para prevalecer na adolescência e na idade adulta. “As crianças não nascem com habilidade inata de escolher alimentos nutritivos. Ela é aprendida por meio das experiências sociais e educativas, e instituições como Projeto Piá e escolas são um dos locais socializados para elas, após a família”, orienta.

Já a dentista declara que os dentes, quando bem tratados, podem permanecer em funcionamento por toda a vida, já que as próteses não funcionam como dentes naturais, o que reforça a necessidade de ações preventivas, desde a infância. “Por sua vez, as doenças infecciosas bucais podem se converter em uma fonte de disseminação de micro-organismos patogênicos ou de seus produtos para outras regiões do corpo, resultando em dor, sofrimento, perda de produtividade no trabalho e na escola”, alerta a profissional.