Cotidiano

Criadores e vaqueiros protestam contra fim da vaquejada na Esplanada

BRASÍLIA – Um grupo de vaqueiros e criadores de cavalos realiza um ato na Esplanada dos Ministérios em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da semana passada, que considerou a vaquejada inconstitucional. O tribunal entendeu que há maus-tratos de animais nessa prática. Na manifestação, cerca de 60 vaqueiros circulavam montados em seus cavalos, seguidos de vários caminhões e caminhonetes, que levavam faixas de protestos:

“Vaquejada é esporte e cultura no Brasil. São cem anos de tradição. Respeite meu esporte. Sou vaqueiro, sim senhor!”; “não julgue e não critique o que você não conhece. Eu apoio a vaquejada”; “milhares de vaqueiros nordestinos pedem socorro” e “onde você ver maus tratos, eu vejo amor”.

O ato foi para anunciar que no próximo dia 25 haverá, também em Brasília, uma grande manifestação contra a decisão do STF.

Pela prática, dois peões montados a cavalo tentam derrubar um boi pelo rabo. A cena é comum, principalmente em festas tradicionais de estados nordestinos.

O assunto foi julgado no STF em uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República contra a lei do Ceará.