Esportes

Criador da taça da Copa do Mundo, Silvio Gazzaniga morre aos 95 anos

2170128_full-lnd.jpgNa madrugada desta segunda-feira, faleceu, de causas naturais, o escultor italiano Silvio Gazzaniga, aos 95 anos. Entre outras obras, ele ficou ficou famoso por fazer, em 1971, a taça da Copa do Mundo da Fifa.

A entidade máxima do futebol lamentou o falecimento do escultor.

– Ele foi um grande criador de um troféu que é o mais bonito símbolo que a Fifa poderia sonhar em ter como prêmio. A Copa do Mundo é um objeto mítico para os jogadores e para todos os amantes de futebol. Seremos eternamente gratos, eu expressar as minhas condolências por se juntar a dor da família – lamentou o presidente da entidade, Gianni Infantino.

Após o Brasil conquistar o tricampeonato mundial em 1970, no México, quando ergueu a Jules Rimet, a Fifa lançou um concurso, no ano seguinte, para a criação da próxima taça. E Gazzaniga foi escolhido o melhor entre 53 finalistas. Troféu Fifa

O primeiro país a erguer a criação do escultor italiano foi a Alemanha, em 1974. Oito anos depois, com a vitória da Itália na Copa do Mundo da Espanha, Gazzaniga viveu momento especial:

– Muitas pessoas me paravam na rua. Pareciam que tinha enlouquecido – dizia o escultor.

Entre outras obras, o italiano também criou a da Copa da UEFA, da Supercopa da Europa e o da Eurocopa sub-21.