Cotidiano

Criado para o Rio, galo português gigante será exposto na China

RIO ? Criada para ser exibida no Rio durante a Olimpíada, uma versão gigante do tradicional galo de Barcelos, o típico galinho português, vai sair de Lisboa para a China. Atualmente exposta no Cais do Sodré, a obra de Joana Vasconcelos nunca veio ao Brasil devido ao “clima político”.

Na China, a obra vai celebrar o ano novo chinês, em 28 de janeiro, que desta vez será o ano do galo. Com dez metros de altura, formado por 17 mil cacos de azulejo feitos à mão e 15 mil luzes de LED (usando quase 9km de cabos), “Pop Galo” passará por Pequim e Xangai. O galo é um símbolo da cidade de Barcelos, ao norte de Portugal.

Segundo a artista responsável, a conexão da obra com o local onde ela está exposta está no centro do trabalho. “O galo de Barcelos é um dos ícones mais reconhecidos de Portugal”, diz Joana. “Mas também há uma incrível riqueza de histórias e significados associados ao galo em diferentes culturas, particularmente na China e no Brasil”.

A vinda ao Rio acabou sendo adiada devido ao “clima político” do país, “mas o objetivo de exibir (a obra) na cidade permanece”, disse Joana.