Cotidiano

Criação de vagas nos EUA permanece sólida e salários sobem em outubro

WASHINGTON – Os empregadores dos Estados Unidos mantiveram um ritmo forte de contratações em outubro e elevaram os salários dos trabalhadores, o que pode selar o aumento da taxa de juros em dezembro pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano).

A criação de vagas fora setor agrícola atingiu 161 mil no mês passado, disse o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Os dados de agosto e setembro foram revisados para cima, mostrando 44 mil vagas a mais do que informado anteriormente.

A taxa de desemprego caiu 0,1 ponto percentual, para 4,9%, em parte porque as pessoas deixaram a força de trabalho.

O relatório de emprego foi publicado quatro dias antes da eleição presidencial de 8 de novembro. Ele veio na sequência de dados na semana passada mostrando aceleração no crescimento econômico no terceiro trimestre.

Mas os economistas veem pouco impacto do relatório em uma campanha cada vez mais amarga e divergente.

Embora a expectativa seja de que o banco central dos EUA eleve os juros no próximo mês, a decisão provavelmente dependerá do resultado da eleição de terça-feira. A corrida apertada entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump agitou os mercados financeiros.

Economistas entrevistados pela Reuters esperavam criação de 175 mil vagas no mês passado e queda da taxa de desemprego para 4,9%.

Na quarta-feira, o Fed manteve a taxa de juros mas disse que seu comitê de definição da política monetária ?julga que o momento de um aumento na taxa de juros continua a se fortalecer?. O Fed elevou os juros dezembro pela primeira vez em quase uma década.

?A eleição ainda pode afetar os planos do Fed, particularmente se um resultado muito apertado levar um dos candidatos, ou ambos, a contestá-la na Justiça?, disse o economista-chefe da Capital Economics Pauls Ashworth.

As perspectivas de alta dos juros no próximo mês também foram reforçadas pelo sólido aumento dos salários. A renda média por hora aumentou 10 centavos, ou 0,4%, em outubro, depois de avançar 0,3 por cento em setembro.