Policial

Cresce número de acidentes

O primeiro semestre deste ano foi mais violento com relação a acidentes de trânsito, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já foram 20 mortes violentas neste ano no trânsito, mas o que chama a atenção é o número de colisões registradas.

De acordo com relatório online do Corpo de Bombeiros, foram 1.374 acidentes registrados neste ano de janeiro a junho, contra 1.300 no primeiro semestre do ano passado, um aumento de 6%.

O que se tem percebido é uma mudança de perfil com relação aos acidentes graves: o que se via apenas nas rodovias, agora também é presenciado em perímetro urbano em Cascavel. Acidentes graves, com vítimas que precisam de atendimento hospitalar e também a maioria das mortes registrada em 2018.

A falta de atenção dos motoristas ainda é considerada a principal causa desses acidentes. “Em todos os locais de acidentes, é perceptível que há sinalização, e que a batida ocorreu por um descuido de um dos motoristas. A alta velocidade também é uma das principais causas, e estamos agora fazendo operações radar para inibir essa atitude dos motoristas”, afirma o tenente Ademir Sampaio, diretor de Educação e Fiscalização de Trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito).

Frota maior

Um dos motivos citados como causa do aumento do número dos acidentes de trânsito é o aumento da frota em Cascavel. De acordo com dados estatísticos do Detran (Departamento de Trânsito), houve acréscimo de 6.701 carros na frota cascavelense, apenas de carros emplacados na cidade, de maio de 2017 para maio de 2018. Em maio do ano passado, eram 217.645 veículos. Neste ano, já são 217.645 automóveis, sem contar aqueles que não são emplacados na cidade, ou de pessoas que vêm a trabalho ou a passeio.

Comportamento

“Nosso problema está no comportamento do condutor, na educação social, porque as pessoas esquecem que se trata de um espaço público que deve ser compartilhado com educação. É de se pensar, num futuro próximo, e é uma tendência, que se faça uma campanha para diminuir o número de veículos automotores nas ruas”, analisa o tenente Ademir Sampaio.