Cotidiano

Cresce movimento popular por redução de salários de vereadores

Coleta de assinaturas iniciaria na segunda, mas foi adiada por conta do mau tempo

Cascavel – Várias cidades paranaenses estão seguindo o exemplo de Santo Antonio da Platina, Mauá da Serra e Jacarezinho, cujas câmaras municipais, pressionadas pela população, se obrigaram a aprovar a redução dos salários dos vereadores que vierem a se eleger para a próxima legislatura.

Em Cascavel, deveria ter sido iniciada na segunda-feira (24) a coleta de assinaturas para apresentação de uma emenda popular. Por causa do mau tempo, no entanto, a ação foi adiada para assim que o sol vier a raiar na cidade.

Os organizadores, no entanto, mantêm a decisão de improvisar um ponto de coleta no Fórum Eleitoral, aproveitando que um grande número de eleitores da cidade tem ido ao local para fazer o cadastramento biométrico.

Até a última sexta-feira (12), 77.556 eleitores já haviam comparecido ao Fórum para fazer a biometria. Mas esse montante representa apenas 34,82% do eleitorado cascavelense, o que deverá facilitar o trabalho de coleta de assinaturas ao projeto popular.

Em Toledo, a população lotou a Câmara durante a sessão de ontem para uma manifestação idêntica. Os eleitores locais exigem a redução de custos do Legislativo.

Em Curitiba

O movimento pela redução dos salários dos vereadores também chegou a Curitiba, onde haverá manifestação em frente à Câmara de Vereadores às 9h desta terça-feira. Quase mil pessoas haviam confirmado presença pelo Facebook até o fim da tarde de ontem.

Denominado “Redução Já! Salário dos Vereadores de Curitiba”, o movimento na capital paranaense também deverá culminar com a apresentação de um projeto de emenda popular pedindo que o subsídio de vereador, que atualmente é de pouco mais de R$ 15 mil, seja reduzido em 90%.