Cotidiano

Cresce movimentação da oposição para tentar votar PEC que antecipa eleições

BRASÍLIA – Embalados pela fragilização do governo com as revelações feitas pelas primeiras delações de executivos da Odebrecht na Operação Lava-Jato, líderes da oposição na Câmara e o senador independente Reguffe (Sem partido-DF), estão engrossando o movimento pela aprovação de uma PEC para resolver o empecilho constitucional á realização de eleições gerais antes de 2018.

Os líderes da oposição na Câmara apresentaram requerimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) , pedindo a inclusão na pauta da PEC de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), que prevê a realização de eleições diretas à presidência da República já no ano que vem.

O líder em exercício da Minoria, José Guimarães (PT-CE), defendeu a inclusão, discussão e votação da PEC ainda hoje. O líder da Rede, deputado Alessandro Molon (RJ), disse que o governo perdendo força rapidamente e Temer não vai segurar, ?como reconhecem reservadamente? importantes líderes da base e, agora, alguns publicamente, como o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), no Senado.

? Além de se tratar de um governo que não tem apoio no povo e que apresenta propostas extremamente impopulares , como as PECs do teto de gastos e da reforma da previdência, todo o núcleo duro do governo foi atingido em cheio pela delação da Odebrecht, a começar pelo próprio Temer. A saída será eleição direta pra presidente em 2017 ? defendeu Molon.