Cotidiano

Cresce emissão de carteiras

A emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) na Agência do Trabalhador de Cascavel teve um aumento de 62% no último ano. De um total de 4.548 documentos emitidos em 2016 subiu para 7.350 o número em 2017.

Embora a necessidade de ter a carteira em mãos para conseguir emprego formal e com o devido registro corresponda ao maior número de atendimentos, um fato observado pela equipe, tem somado às estatísticas.

“Há inúmeros casos de quem passou por vários empregos em pouco espaço de tempo que recorre à Agência para solicitar a segunda emissão da carteira e alega ter perdido o documento, como forma de tentar esconder o histórico de trabalho para não se comprometer em futuras entrevistas”, revela a gerente da Agência de Cascavel, Marlene Crivelari.

Segundo ela, entretanto, essa é uma tentativa frustrada. “Isso pelo fato de que as empresas têm acesso ao sistema que comprova as experiências profissionais”.

 

2ª via

Em relação à segunda emissão de carteiras em 2016 a Agência do Trabalhador de Cascavel, registrou o total de 1.980 e no ano passado, 2.960, o que corresponde ao aumento de 49%.

Ministério do Trabalho

Pelo Ministério do Trabalho e Emprego em Cascavel, foram 8.975 carteiras de trabalho liberadas em 1ª e 2ª emissões. Em relação ao ano anterior, quando o número foi de 6.362 documentos, o aumento é de 41%.