Economia

Cresce a confiança do industrial paranaense, mas escassez e preço de insumos preocupam

Cresce a confiança do industrial paranaense, mas escassez e preço de insumos preocupam

Curitiba – O industrial paranaense está cada vez mais confiante na economia e nos negócios, o industrial paranaense, revela avaliação mensal da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), feita em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) em julho chegou a 66,1 pontos. Em junho, havia sido de 64,1. E, no mesmo mês de 2020, 48,5 pontos. O índice segue uma escala que vai de zero a 100, sendo acima de 50 área de otimismo e, abaixo disso, pessimismo.

Em julho, a visão do empresário para o que vai acontecer até o fim do ano pesou mais. O índice de expectativas chegou a 69,6 pontos, 3,3 pontos a mais que o registrado no mês anterior. Já o de condições teve pequena queda de 0,3, ficando em 59,1.

Em relação aos empregos para os próximos seis meses, 96% acreditam que haverá crescimento ou manutenção de postos de trabalho.

“Embora tenham influenciado dificuldades como a escassez e o alto custo da matéria-prima para produção desde janeiro, o avanço da vacinação e um maior controle da pandemia, que sugerem uma retomada mais forte da atividade econômica, tiveram maior influência na opinião do empresário”, avalia o economista da Fiep, Marcelo Alves.

Ele pontua que a sinalização do governo federal de avançar nas articulações das reformas (administrativa e tributária), que estavam paradas, também pode ter motivado o otimismo maior este mês.