Cotidiano

Creas tem 100 novos casos de abuso por ano

Os números motivaram o estudo para buscar alternativas e melhorar a realidade

Cascavel – Percepção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes foi tema de palestra realizada ontem no Centro Universitário FAG.

A professora Zelimar Soares Bidarra, do curso de Serviço Social, da Unioeste, foi convidada para abordar o assunto. A apresentação teve embasamento em uma pesquisa realizada durante cinco anos no Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Cascavel.

Nesse período foi verificado o total de casos de abusos notificados e a forma como os profissionais atuavam no acolhimento às vítimas. Os números motivaram o estudo para buscar alternativas e melhorar a realidade.

“Pudemos verificar que 100 novos casos eram identificados a cada ano, entretanto, para cada caso, tivemos compreensão de outros 20 ainda não haviam sido revelados”, afirma a professora.

A maioria dos atendimentos está relacionada ao abuso sexual de menores. Em relação à exploração sexual, há maior dificuldade de identificar os crimes.

“Esperamos que esses debates possam ajudar a equipe de serviços públicos a estar atenta para proteger os menores de práticas de abuso que infelizmente ainda são constantes na cidade”, ressalta Zelimar.

A palestra fez parte do XIV Fórum Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que a cada ano é realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Na programação também houve apresentação de teatro e dança pelas crianças atendidas pelo projeto Eureca I. Hoje haverá atividades nos serviços da área de saúde e amanhã a semana inclui palestra com o promotor de justiça de Minas Gerais, Carlos José da Silva Fortes, idealizador nacional do movimento “Todos Contra a Pedofilia”, além de ações culturais.