Cotidiano

Crea diz que sequência de equívocos resultou na queda de ciclovia

RIO – O Conselho Regional dos Engenheiros e Agrônomos do Rio de Janeiro (Crea-RJ) divulgou na manha desta quarta-feira os resultados do estudo realizado sobre a queda da Ciclovia Tim Maia, que desabou no ultimo dia 21 de abril deixando dois mortos. O presidente do conselho, Reynaldo Barros, classificou o desabamento como uma ?sequência incrível de equívocos por todos os órgãos envolvidos?. Ciclovia – 30/05

? Todos falharam. Toda a cadeia de participação nesse processo falhou. Contratar uma obra desta envergadura com somente três empresas, e que demostram que não tem expertise, nem fazem um estudo prévio é um grande erro ? afirmou Reynaldo.

Os resultados apontam quatro falhas como as principais causas da queda: a falta de estudos preliminares, falhas na licitação e fiscalização do contrato, o descumprimento da lei de licitações e a falta de ética do exercício profissional, conforme antecipou a reportagem do GLOBO.

Apesar de o prefeito Eduardo Paes defender a reabertura da ciclovia até o início das Olimpíadas, em agosto, o presidente do Crea acredita que seja ?pouco provável? que as obras sejam finalizadas até lá.

? O tempo vai depender do estudo a ser realizado, do tipo de construção. Tudo é possível mas, sem um estudo preliminar, acho pouco provável que dê tempo. Está muito em cima ? disse Reynaldo.

* Estagiária sob supervisão de Leila Youssef.

Info – mapa acidente ciclovia São Conrado

LEIA MAIS:

Nova via do Elevado do Joá é inaugurada

George Vidor: De bike até a Praça Mauá

Balão panorâmico será uma das atrações do boulevard olímpico

Trilhos modernos: a nova viagem dos bondes pelo cenário carioca