Cotidiano

CRAS: Nova territorialização prevê a ampliação de serviços

Participantes discutiram as formas de atuar a partir do processo

Cascavel – Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Cascavel, que no total somam sete distribuídos em regiões estratégicas da cidade, são responsáveis pelo atendimento de 35 mil famílias em Cascavel.

Durante a reunião do Conselho Municipal de Assistência Social, realizada na manhã de quinta-feira (11), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), os participantes discutiram as formas de atuar a partir do novo processo de territorialização.

A secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula, comenta que essa alteração serve para fazer ajustes e promover a adequação dos atendimentos na periferia.

“Esse trabalho realizado nos CRAS são fundamentais para garantir um amparo a crianças, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade”.

Inês cita que o CRAS do Bairro Santa Cruz e o CRAS praça CEU (Centro de Artes e Esportes) ficam muito próximos um do outro, prejudicando o atendimento da população.

O Bairro Cancelli, onde, segundo ela, há um índice elevado de vulnerabilidade social, não conta com uma estrutura do CRAS. Por isso, a Secretaria de Assistência Social decidiu transformar o CRAS do Santa Cruz em um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), para o atendimento de pessoas vítimas de violência.

Com base na implantação de uma das fases do PDI na cidade, bairros como o Morumbi, Santa Felicidade e Floresta também serão contemplados, mesmo que em longo prazo.

“Todas essas ações possibilitam a consolidação do Sistema Único de Assistência Social”, finalizou a secretária.

(Com informações de Vandré Dubiela)