Cotidiano

Cracóvia para comer e amar, antes ou depois de rezar

Cracóvia_ Panorama Cidade Divulgação.jpgPARIS ? De 25 a 31 de julho a Cracóvia, essa cidade lindinha ao sul da Polônia, receberá os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Mas apesar do turismo religioso, nem só de rezar se alimentam os turistas que visitam o lugar em que morou o Papa João Paulo II. Antes, durante ou depois da peregrinação, há pelo menos dois programas típicos da gente local, que vale a pena conferir.

BV_EuropaPara passear, a pedida é o parque nacional Ojcowski (pronuncia-se ?oitsóvski?), uma espécie de Floresta da Tijuca deles. Fica a 20km do centro de Cracóvia, tem uma área verde imensa e trilhas de uma vegetação que não se vê nos trópicos. Conta ainda com um viveiro de trutas, que podem ser ser grelhadas e defumadas na hora.

Outra dica dos moradores são os bares mleczny (?bares de leite?). Restaurantes da época do comunismo (e continuam funcionando da mesma forma) servem comida boa e barata para quem tem poucos recursos (estudantes e aposentados). Mas agrada a muita gente, pois ali estão os melhores pierogi (uma espécie de ravióli com massa bem molinha) da cidade. Não chega a custar R$ 10. Há uma unidade dos mleczny no mercado principal do centro histórico. Mais informações sobre a Cracóvia no site krakow.travel.