Cotidiano

CPI da Merenda é aprovada pela Assembleia Legislativa de SP

SÃO PAULO – Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a crianção da CPI da Merenda. Além das 32 assinaturas necessárias para a instauração da comissão, a votação foi necessária porque a já funcionam cinco CPIs na Alesp, número máximo permitido. A partir da semana que vem, os partidos poderão indicar os membros que farão parte da comissão.

A aprovação só ocorreu após deputados do PT, ontem, criticarem a restrição no foco das investigações da CPI. Os deputados entraram em consenso e o PSDB protocolou uma emenda que permitiu a votação hoje.

O pedido de abertura da CPI para investigação da máfia da merenda foi o segundo na Assembleia Legislativa. A primeira, realizada pelo PT, não conseguiu as assinaturas necessárias. Após estudantes secundaristas ocuparem o plenário da Alesp, o presidente Fernando Capez (PSDB), um dos investigados pelo Ministério Público no caso, se comprometeu a buscar mais assinaturas em troca da saída pacífica dos manifestantes. Um novo pedido, de autoria do PSDB foi feito e alcançou mais de 70 assinaturas em apenas um dia – a Alesp é composta por 81 deputados estaduais.

A Máfia da Merenda é um escândalo investigado pelo Ministério Público que envolve o desvio de recursos por parte de intermediárias e agentes públicos que seriam direcionados para a compra de merendas.

(*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire)