Cotidiano

CPI da Merenda conclui relatório sem citar nenhum político

SÃO PAULO – O deputado Estevam Galvão (DEM) entregou nesta quarta-feira o relatório final da CPI da Merenda, criada para investigar um esquema de fraudes na venda de suco de laranja para merenda escolar do governo do estado de São Paulo e 22 prefeituras paulistas. Embora as investigações tenham citado três deputados estaduais e dois deputados federais, o relatório de Galvão não aponta o nome de nenhum político.

Ao todo, o relator relacionou o nome de 20 pessoas como responsáveis pelo esquema, entre ex-dirigentes e funcionários da Cooperativa Orgânica de Agricultura Familiar (Coaf), servidores da Assembleia Legislativa e do governo do estado. O relatório de Galvão será votado pela Assembleia na terça-feira que vem. Descontente com o resultado da apuração, a oposição pretende apresentar um relatório paralelo.

Pelo menos três deputados estaduais foram citados por delatores ou caíram em interceptações telefônicas durante as investigações da Máfia da Merenda, que tiveram início no ano passado: o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB), Luiz Carlos Gondim (SD) e Fernado Cury (PPS). Todos negam ligação com qualquer irregularidade.

O relatório da CPI cita dois servidores públicos que trabalharam para Capez, Jéter Rodrigues Pereira e José Merivaldo do Santos. Segundo o presidente da Assembleia, eles usavam seu nome para cobrar dinheiro da cooperativa em troca de supostas facilidades. Ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin, Luiz Roberto dos Santos, o Moita, também teve seu nome relacionado ao esquema.