Cotidiano

Coxa tropeça em São José. Veja os gols

Foto: Valquir Aureliano

O ‘caçula travesso’ do Campeonato Paranaense quase aprontou mais uma. Jogando no Estádio do Pinhão, em partida válida pela 5ª rodada, o São Joseense jogou melhor e saiu na frente do placar contra o Coritiba na tarde deste sábado (5 de fevereiro), fazendo valer a lei do ex com Wellissol, aos 34 minutos do segundo tempo. O time comandado pelo técnico Marcão, ex-jogador do próprio Coxa e do Athletico, só não conseguiu a vitória dentro de casa porque nos minutos finais do confronto o jovem Igor Paixão, destaque do Coxa neste começo de temporada, conseguiu arrancar um coelho da cartola e marcou um golaço inesperado já aos 45 minutos, decretando o 1 a 1 no placar.

Com o empate, o Coritiba assume provisoriamente a liderança do estadual, com 10 pontos, mesma pontuação do Londrina, que ainda joga pela rodada neste domingo, fora de casa, contra o FC Cascavel. A equipe de São José dos Pinhais, por suia vez, tem seis pontos e aparece na sétima colocação.

Veja os gols do jogo
Na próxima quarta-feira (9 de fevereiro) o Coritiba volta a campo para enfrentar o Londrina, às 19 horas, no Estádio do Café. Já o São Joseense joga no dia seguinte, também às 19 horas, contra o Operário, em Ponta Grossa.

PRIMEIRO TEMPO

Embora o Coxa mostrasse muita disposição ofensiva, tentando pressionar alto e ficar mais tempo no campo do adversário, faltava ao time montado por Gustavo Morínigo maior repertório e qualidade na tomada de decisão (algo natural, em alguma medida, tendo em vista a juventude e inexperiência dos atletas no ataque coxa-branca).

Essa situação se traduziu num começo de jogo mais travado, com poucas chances de gol. Algo que mudou nos 20 minutos finais da etapa inicial, quando o São Joseense, mais efetivo com a bola nos pés, criou três boas oportunidades de gol, aos 29 e aos 31 minutos, em chutes de fora da área de Kalil, e aos 43, em finalização à queima roupa de Rael. O goleiro Alex Muralha, porém, trabalhou bem e manteve o zero no placar.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final teve um início emocionante. Primeiro, o Coxa perdeu um pênalti aos 10 minutos, com Biel. Em seguida, o São Joseense respondeu e criou duas oportunidades de gol.

As primeiras substituições do Coritiba vieram aos 19 minutos, e por atacado: os meia-atacantes Igor Paixão, Régis e Alef Manga e o atacante Léo Gamalho entraram em campo nos lugares de Nathan Fogaça, Vinicius Ribeiro, Biel e Luizão, respectivamente.

Era hora do Coxa jogar com e como ‘gente grande’. Mas a entrada dos jogadores considerados titulares na equipe de Gustavo Morínigo não se traduziu num desempenho muito melhor do time alviverde.

O técnico Marcão, por outro lado, foi corajoso e cirúrgico nas mudanças. Primeiro tirou o atacante Kalil e colocou o também Bruno Bezerra em seu lugar. Em seguida, aos 32, apotou no meia-atacante Wellissol, ex-Coxa, substituindo o volante Marcinho. Foi premiado no minuto seguinte, quando Wellissol aproveitou falha defensiva e fez valer a lei do ex, botando a equipe metropolitana em vantagem.

Já nos minutos finais, aos 42, as duas últimas substituições, com o São Joseense buscando preservar sua vantagem com as entradas do zagueiro Júlio Vaz e do meia Will nos lugares do meia Alisson Taddei e do atacante Gabriel Honório.

Mas quando a vitória parecia encaminhada, Igor Paixão, sempre ele, fez uma grande jogada individual e, num chute praticamente sem ângulo, conseguiu arrancar o empate para o time da capital paranaense, aos 45 minutos.

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSEENSE 1 X 1 CORITIBA

São Joseense: André Luiz; Leo Alaba, Dirceu, Bruno Oliveira e Rael; Caio César, Marcinho (Wellissol), Júlio Pacato e Alisson Taddei (Júlio Vaz); Gabriel Honório (Will) e Kalil (Bruno Bezerra). Técnico: Marcão
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Guillermo, Márcio Silva e Guilherme Biro; Matheus Sales e Val; Vinicius Ribeiro (Régis), Biel (Alef Manga) e Nathan Fogaça (Igor Paixão); Luizão (Léo Gamalho). Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Wellissol (34-2º) e Igor Paixão (45-2º)
Cartões amarelos: Vinícius Ribeiro, Matheus Sales (C); Bruno Oliveira (S)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, sábado, às 16 horas