Saúde

Covid: Saúde reforça medidas de prevenção durante Carnaval

Paraná recebe esta semana sua maior remessa de vacinas: 1.421.750

Covid: Saúde reforça medidas de prevenção durante Carnaval

 

Cascavel – A Secretaria Estadual de Saúde publicou ontem (23) a Nota Orientativa 01/2022, que descreve as medidas de prevenção à Covid-19 que devem ser adotadas durante o feriado de Carnaval. A nota reforça a importância de as pessoas completarem o esquema vacinal e de redobrarem os cuidados como o uso de máscara e de álcool em gel, além de evitarem as aglomerações.

O documento orienta que eventos sejam em ambientes abertos e, nos casos de locais fechados, que a lotação máxima seja de 70% da capacidade. Os organizadores de eventos também são responsáveis pela elaboração, execução e monitoramento do protocolo de segurança dos colaboradores, fornecedores e público em geral.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, lembrou que o estado teve um grande aumento do número de novos casos no início do ano, reflexo das aglomerações, festividades e viagens. “Esse cenário não pode se repetir, por isso, peço a todos os paranaenses que não descuidem dos protocolos sanitários, usem a proteção indicada e, de preferência, façam o teste em caso de algum sintoma”, declarou.

O documento destaca ainda algumas ações a serem executadas pelos organizadores dos eventos para que seja garantida a informação, entre elas, como deverá ser o controle de acesso aos locais, os sanitários e a alimentação. Além disso, qualquer pessoa que apresente sintomas de síndrome gripal como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória é considerada suspeita de Covid-19, devendo ser afastada dos locais onde esteja e levada à avaliação médica e investigação.

Devem ficar atentos a possíveis sinais e sintomas todos os que tiverem contato próximo, ou seja, de menos de um metro, sem uso de máscara com pessoas que possuam diagnóstico confirmado ou contato físico no período de transmissibilidade, que ocorre de dois dias antes e até dez dias após a data de início dos sintomas.

 

 

Mais 1,4 milhão de vacinas

 

O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 1.421.750 de vacinas contra a Covid-19 ao Paraná, ainda nesta semana. A remessa é destinada para o público infantil e dose de reforço da população acima de 18 anos. Serão 856.150 vacinas para dose de reforço, sendo 349.150 da Janssen e 507.000 vacinas AstraZeneca.

Conforme o secretário Beto Preto, “esta é uma das maiores remessas que o Paraná vai receber e aguardamos todos os lotes chegarem para iniciarmos a distribuição. Estou satisfeito com a quantidade de vacinas que receberemos, pois isso significa mais paranaenses imunizados. Foi um compromisso que assumimos desde o início da campanha, que não deixaríamos faltar doses”.

Além das vacinas para dose de reforço, são esperadas mais 565.600 doses da CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos. São 14.600 vacinas para a primeira dose e 551.000 para a segunda dose desse público. Todos os imunizantes serão conferidos e armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e distribuídos para as 22 Regionais de Saúde nos próximos dias.

 

Casos confirmados de dengue crescem em Cascavel

 

Cascavel – Mais 13 casos de dengue foram confirmados em Cascavel na última semana. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem (23) o novo Informe Epidemiológico que aponta que a cidade tem 45 casos de dengue, sendo 43 autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município e dois importados. Os números são referentes ao atual ano epidemiológico, iniciado no dia 1º de agosto.

A maior incidência de casos é nos bairros Coqueiral e Cancelli, com 12 e 4 casos, respectivamente. Segundo a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, o momento é de redobrar os cuidados para evitar que os casos se alastrem. Evitar água acumulada que possam atrair o mosquito Aedes aegypti ainda é a melhor forma de prevenção. A recomendação é para que ao menos uma vez por semana os quintais sejam vistoriados e qualquer acúmulo de água seja eliminado

A gerente da Divisão, Clair Wagner, salientou que é necessário ressaltar que os casos já começaram a aumentar e esse clima de chuva e calor é ainda mais propício para a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, da doença. “Precisamos tomar todos os cuidados necessários com relação a proliferação do mosquito. Cada um fazendo sua parte, vamos conseguir evitar uma epidemia de dengue em Cascavel”, disse.

Na terça-feira (22) a Secretaria Estadual de Saúde já havia informado a confirmação de mais 159 casos de dengue no estado, que registra ainda 21.066 casos suspeitos, com 1.110 confirmações. Até o momento, 324 municípios registraram notificações de dengue e, destes, 153 confirmaram a doença. Há 112 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. São 3.291 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.