Saúde

Covid-19: Teste rápido nas farmácias fica mais caro

O secretário de saúde, Miroslau Bailak, disse que muitas pessoas têm procurado as unidades para fazer o teste, e que é necessário ter paciência. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 08h às 16h

Teste rápido SWAB Nasal para detecção de Covid-19, UBS 1 - Brasília-DF, 07/01/2021, Fotos: Myke Sena/MS
Teste rápido SWAB Nasal para detecção de Covid-19, UBS 1 - Brasília-DF, 07/01/2021, Fotos: Myke Sena/MS

 

A reportagem de O Paraná fez um levantamento sobre a procura pelo teste rápido nas farmácias do município e a notícia não é boa: o número de pessoas procurando mais que dobrou, e o se não bastasse, o preço deve subir nos próximos dias.

De acordo com os representantes dos estabelecimentos, em razão da grande demanda neste início de ano, os testes têm demorado mais do que o normal para chegarem às farmácias, com interrupções de até dois dias. “O movimento aumentou muito este ano. Tem dias que as entregas não chegam, ou são enviadas em pouca quantidade”, relatou um dos empresários.

Além disso, o preço do teste para as farmácias subiu cerca de três vezes em comparação ao valor desembolsado até o final de 2021. Apesar de alguns estabelecimentos ainda conseguirem manter o preço ao consumidor final, na média entre R$ 89,00 e R$ 120,00, a previsão para a próxima semana é de aumento.

Em grande parte das farmácias, o atendimento ocorre por ordem de chegada. O resultado é divulgado em aproximadamente 15 minutos.

Para quem não tem condições de realizar o teste em laboratório ou farmácia, o município está oferecendo gratuitamente o teste rápido de Covid-19 em todas as unidades de saúde (UBS e USF). A reportagem de O Paraná recebeu algumas reclamações sobre a demora em conseguir fazer o teste nos postos de saúde.

O secretário de saúde, Miroslau Bailak, disse que muitas pessoas têm procurado as unidades para fazer o teste, e que é necessário ter paciência. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 08h às 16h.

FOTO: Myke Sena/Ministério da Saúde.