Saúde

Covid-19: Retaguarda suspende os atendimentos ambulatoriais

10ª Regional da Saúde negocia nova ampliação de leitos Covid no Huop; definição é esperada para esta terça-feira (1º)

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop)  -  Curitiba, 31/05/2021  -  foto: José Fernando Ogura/AEN
Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) - Curitiba, 31/05/2021 - foto: José Fernando Ogura/AEN

 

Cascavel – O aumento do número de casos da nova variante Ômicron e, consequentemente, de atendimento das unidades de saúde de Cascavel e nas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento), já estão refletindo em um maior número de internações tanto dos leitos de UTI quanto de enfermaria. Um destes reflexos é o aumento da demanda de pacientes internados no Hospital de Retaguarda, que fez com que a direção do hospital tomasse a decisão de fechar o atendimento ambulatorial.

De acordo com o médico Lísias Tomé, diretor do Hospital de Retaguarda, a decisão foi tomada no fim de semana já que os médicos não estavam conseguindo atender dentro do hospital e no serviço ambulatorial. Dos 30 leitos de UTI, ontem (31), 17 estavam ocupados, ou seja, 57% de índice de ocupação. Na enfermaria o índice é ainda maior com 22 leitos ocupados dos 28 disponíveis. A taxa de ocupação na 10ª Regional, ontem, também foi considerada alta, com 75%. Na macrorregião que engloba as cinco regionais do Oeste, o índice fechou em 59,7% para UTI e 42,9% para enfermaria.

Outro dado que chamou bastante a atenção no boletim desta segunda-feira (31) foi a taxa de ocupação dos leitos do Hospital Universitário que chegou a 100%: 20 leitos do UTI estavam ocupados.

 

Mais leitos

De acordo com a diretora da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori, ainda nesta terça-feira (1º) deve ser publicada uma portaria pela Secretaria de Estado da Saúde que apontará o aumento de leitos nos municípios da Regional.

Segundo ela, a Regional está trabalhando com essa questão específica do Huop, mas que nesse caso tiveram que fazer a internação de muitas gestantes que estão positivas para Covid-19 e que precisavam ser isoladas. “Estamos tentando abrir leitos de enfermaria para atender esse tipo de caso especificamente no HU e em outros hospitais”, relatou a diretora. Lilimar falou ainda que desde o fim de semana quando os números começaram a subir já iniciou a negociação para ampliação dos leitos.  A médica reforçou ainda que mais do que nunca é importante manter os cuidados diários, como o uso da máscara e do álcool em gel e, principalmente, evitar aglomerações, além de manter a vacinação em dia.

“Esses são os cuidados básicos e somente dessa forma vamos combater mais internamentos e óbitos”, completou.

 

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Cascavel retoma nesta terça-feira (1º) o agendamento para a vacinação das crianças, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde. Esta semana estarão sendo agendadas as crianças de 9 a 11 anos, hoje e amanhã (2), para vacinação na quinta (3) e sexta-feira (4). É necessário levar a carteira de vacinação da criança e cartão SUS ou CPF.

Hoje é o último dia de vacinação adulta desta semana, que só retorna na próxima por causa da vacinação infantil. As doses 2 e 3 estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h. A dose 2 é para vacinados com a dose 1 até 10 de janeiro e de terceira dose para vacinados com a dose 2 até 1º de outubro, dose que foi reduzida 4 meses.

A dose 3 é Pfizer independente das doses 1 e 2.

Além disso, continua a repescagem de algumas situações: a 2ª dose da Corononavac que pode ser feita na unidade de saúde Cancelli de segunda a quarta-feira das 8h às 16h; a 2ª dose da Astrazeneca na unidade de saúde São Cristóvão de segunda a quarta-feira das 8h às 16h; e a 2ª dose da Janssen apenas na unidade de saúde Aclimação de segunda a quarta-feira das 8h às 16h.

 

Mais 1,8 milhão de doses pediátricas

Na madrugada de ontem (31), chegou ao Brasil um lote de 1,8 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer contra covid-19. O voo UC1507 pousou às 3h07, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, vindo de Amsterdam, na Holanda. Esse é o quarto lote de entregas de imunizantes destinados a crianças da Pfizer.

Segundo o Ministério da Saúde, a pasta já encomendou 20 milhões de doses. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões de doses devem ser entregues em fevereiro e 8,4 milhões, em março.

 

Comissão de Saúde vai propor criação de um grupo de trabalho

 

O vereador Edson de Souza que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cascavel disse que está terminando o relatório tanto da reunião da última sexta-feira (28), como da visita que fez na UPA Veneza no último sábado (29) para solicitar a Secretaria de Saúde a formação de um grupo de trabalho com a diversos integrantes como forma de melhorar a situações que foram alvo de bastante críticas nos últimos dias.

Edson Souza disse que somente na reunião, eles compilaram cerca de 80 denúncias e que todas serão repassadas e debatidas com a Saúde. Na visita do último sábado (29) na Upa Veneza, o vereador constatou que os pacientes que estavam positivos para Covid-19 estava com outros aguardando ainda atendimento e que, além disso, dos 21 técnicos de enfermagem na escala, apenas 12 estavam trabalhando.

“Estamos pedindo explicações para a Secretaria de Saúde de forma oficial, porque identificamos a falta de medicamentos e de insumos e precisamos saber aonde está a falha”, relatou o vereador. Segundo ele, essa comissão que está sendo proposta deve ter representantes de todos os órgãos ligados a Saúde, entre eles os hospitais da cidade e que atendem casos de Covid-19, como o Hospital Universitário.

Em resposta à reportagem, a Secretaria de Saúde de Cascavel informou, por meio da Secretaria de Comunicação Social, que “o vereador Edson Souza informou hoje [ontem, 31] que irá encaminhar por ofício as demandas. Tão logo forem avaliadas iremos responder e repassar para os órgãos de comunicação interessados”.

 

Audiência Pública

No final da tarde de ontem (31), o vereador Edson de Souza confirmou a realização da audiência pública, convocada pela Comissão de Saúde da Câmara de Cascavel, que acontecerá na manhã do próximo dia 8, no auditório da Amop.