Saúde

Covid-19: Cascavel atinge 50% das crianças e começa vacinar nas escolas

Outra diferença é que enquanto a dose do imunizante aplicada na população acima de 12 anos é composta de 30 microgramas, a dose pediátrica contém 10 microgramas

O Distrito Federal começou a vacinar crianças acima de 6 anos contra a covid-19
O Distrito Federal começou a vacinar crianças acima de 6 anos contra a covid-19

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel atingiu, pelos dados do vacinômetro local, o total de 13.488 crianças imunizadas com a vacina pediátrica contra a Covid-19, ou seja, um pouco mais da metade das 26.600 que podem receber o imunizante e inicia nesta terça-feira (8) a imunização diretamente nas 51 escolas municipais para crianças de 5 a 11 anos.

A vacinação nas escolas será feita com base no agendamento realizado durante esta semana e ocorre hoje e amanhã (9). Para os dois dias, foram agendadas 2.763 crianças e os profissionais farão a vacinação daqueles que agendaram e que estiverem acompanhados dos pais. Já na quinta-feira (10) a vacinação será, também, para a faixa etária de 5 a 11 anos, porém nas unidades de saúde e por livre demanda.

“Não haverá necessidade nesta quinta-feira de agendamento. Os pais deverão levar seus filhos, junto com a documentação, da 8h às 16h, em qualquer unidade de saúde para receber a vacina”, explicou o secretário de Saúde, Miroslau Bailak. Já na sexta-feira (11) novamente haverá vacina de segunda e terceira doses para pessoas acima de 12 anos.

 

Mais vacina 

Mais 1,6 milhão de doses pediátricas contra a Covid-19 da Pfizer chegaram ao Brasil nesta segunda-feira (7). Segundo o Ministério da Saúde, até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 20 milhões de doses de vacinas pediátricas para todo o país. Destas, mais de 7,7 milhões já foram aplicadas na população de 5 a 11 anos.

A grande diferença entre a vacina adulta e a vacina pediátrica da farmacêutica, indicada para a faixa etária entre 5 e 11 anos, é a cor do frasco e a dosagem. Para diferenciar os imunizantes e impedir o risco de uma vacina ser confundida com a outra, a Pfizer envasou o conteúdo do imunizante pediátrico em um frasco de cor laranja, diferente da vacina aplicada em adultos, com ampola em cor roxa. Isso facilita a identificação e a correta administração das doses nos postos de vacinação.

Outra diferença é que enquanto a dose do imunizante aplicada na população acima de 12 anos é composta de 30 microgramas, a dose pediátrica contém 10 microgramas.