Saúde

COVID-19 70% dos pacientes que estão internados pela 10ª Regional não receberam nenhuma vacina

Sobre o aumento do número da casos com a nova variante ômicron, que é predominante em 85% dos casos da Covid-19 circulante atualmente, a médica disse que isso ocorreu devido as festas de fim de ano, mas que é importante que quanto maior for o número de pessoas imunizadas, menos grave a doença fica, ou seja, menores são os reflexos dela. O boletim da macrorregião oeste divulgado nesta sexta-feira (20), apontou um índice de 69,5% de ocupação dos leitos

COVID-19 70% dos pacientes que estão internados pela 10ª Regional não receberam nenhuma vacina

Cascavel – Mesmo com o aumento do número de casos com a nova onda de transmissão da variante Ômicron, a ocupação dos leitos hospitalares da 10ª Regional de Saúde, tanto de enfermaria quanto de UTI não tiveram um aumento considerável. O que está chamando a atenção das autoridades é a grande quantidade de pessoas internadas que não estão imunizadas. A diretora da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, a médica Lilimar Mori, disse que pelo levantamento feito, 70% dos pacientes internados não tomaram nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19.

Segundo Lilimar, além disso, cerca de 10% não sabem se tomou ou não alguma das doses das vacinas e 15% tomou apenas a primeira dose. “Quando perguntados eles dizem que não tomaram a segunda porque a primeira doeu muito, ou porque soube que alguém passou mal”, disse a médica, que alertou que as pessoas que não estão imunizadas estão mais expostas ao vírus e em contato com ele podem ter um quadro mais agravado.

Sobre o aumento do número da casos com a nova variante ômicron, que é predominante em 85% dos casos da Covid-19 circulante atualmente, a médica disse que isso ocorreu devido as festas de fim de ano, mas que é importante que quanto maior for o número de pessoas imunizadas, menos grave a doença fica, ou seja, menores são os reflexos dela. O boletim da macrorregião oeste divulgado nesta sexta-feira (20), apontou um índice de 69,5% de ocupação dos leitos.

O médico Lísias de Araújo Tomé, que é diretor do Hospital de Retaguarda, explicou que de total de pacientes internados, 40% não são vacinados. A ocupação segue a média da regional. Nesta sexta-feira, seis leitos da UTI adulta estavam ocupados e 13 dos 28 de enfermaria. “Temos vacinas há anos para combater muitas doenças, e essa que está disponível tem ainda mais tecnologia e é importante que todas as pessoas se imunizem”, salientou, reforçando que esta onda não é mais grave por causa da imunização em massa.

O ambulatório do Hospital de Retaguarda está atendendo a uma média de 160 pacientes por dia. É mais um reforço no atendimento, recebendo pacientes que estão sendo encaminhados pelas as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade. Além disso, as 43 unidades de saúde estão atendendo os pacientes com sintomas gripais no período da manhã.

Óbitos

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta sexta-feira (21) que mesmo com aumento dos casos em todo o Paraná, puxadas pela circulação da variante Ômicron, 298 cidades do Estado não registram óbitos pela doença há dois meses, período de 20 de novembro a 20 de janeiro. É como se 3 em cada 4 municípios estivessem sem óbitos nesse período.

A queda no número de mortes em todo o Estado é resultado da vacinação em massa. Até o momento, o Paraná tem mais de 70% da população completamente imunizada com segunda dose e dose única. O impacto disso no número de mortes pode ser exemplificado em um comparativo dos períodos. Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, o número de mortes registradas foi de 5.211. No mesmo período um ano depois, entre 2021 e 2022, foram 566. Nos primeiros 20 dias de janeiro, 71 paranaenses morreram, menor resultado desde abril de 2020.

 

Cascavel vacina adultos e as crianças na próxima semana

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel divulgou o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para as pessoas acima de 12 anos na próxima semana. Na próxima terça-feira (25) e quarta-feira (26), os pais poderão fazer o agendamento da vacina contra covid, para crianças com 11 anos de idade, sem comorbidades. A imunização deste público, será na quinta (27) e sexta-feira (28), das 8h às 16h, nas 43 unidades de saúde do Município. Para os demais segue o seguinte calendário:

24/01

2ª dose para vacinados com 1ª dose até 03/01

3ª dose para vacinados com 2ª dose até 24/09

25/01

2ª dose para vacinados com 1ª dose até 04/01

3ª dose para vacinados com 2ª dose até 25/09

26/01

2ª dose para vacinados com 1ª dose até 05/01

3ª dose para vacinados com 2ª dose até 26/09