Cotidiano

Cotado para ser ministro do Turismo, Marx Beltrão se defende de acusações

marx-beltrao.jpgBRASÍLIA ? Escolhido pelo presidente interino Michel Temer para ser o novo ministro do Turismo, o deputado Marx Beltrão (PMDB-AL) está em ?mutirão? para afastar impedimentos para sua nomeação. Réu no Supremo Tribunal Federal por crime de falsidade ideológica, Beltrão elaborou uma nota de explicações sobre seu caso, inclusive com cópia de um extrato bancário, para se defender das acusações.

A nota foi enviada aos colegas da bancada do PMDB na Câmara e também deve ser encaminhada ao Palácio do Planalto. Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, Temer deve receber Marx Beltrão entre hoje e amanhã para tratar o tema. A avaliação no governo é de que houve repercussão negativa da opinião pública a respeito da escolha do deputado devido ao fato de ser réu no STF e que isto pode ser prejudicial à imagem do presidente interino.

Ministro Turismo

Apesar do risco, a análise no governo é de que Beltrão continua sendo o nome talhado para a vaga. Isto porque ele conseguiu reunir dois critérios fundamentais para a indicação: o apoio dos deputados do PMDB e o fato de ser afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com quem Temer vem cultivando melhora na relação após trocas de ofensas públicas há alguns meses.

? O presidente gosta de ouvir as pessoas e, se a explicação o convencer, não haverá problema. É claro que é uma exposição ruim para o governo, mas não vemos opções que preencham esses critérios ? afirma uma fonte do Planalto.

Na nota, Marx Beltrão diz que a ação em curso é ?improcedente? e que não houve ?nenhum prejuízo aos cofres públicos?. Segundo o deputado, houve um ?erro formal? no recolhimento de contribuições, o que configuraria, em seu ver, dolo ou má-fé. ?Assim que detectada, a impropriedade foi corrigida com depósitos suplementares?, explica Beltrão.

O deputado defende que ?erros não são fraudes? e chama o episódio de ?pseudo escândalo, cujas motivações políticas são indisfarçáveis?. A cópia do extrato bancário encaminhada por Beltrão mostra um comprovante de depósito em cheque no valor de R$ 991.110 da Prefeitura de Coruripe para a Previcoruripe.

A denúncia é de que, quando foi prefeito de Coruripe (AL), Beltrão teria apresentado ao Ministério da Previdência Social comprovantes de repasse e recolhimento contendo informações falsas.