Cotidiano

Costa Oeste vai receber mais de 60 mil visitantes

São esperados 60 mil visitantes neste feriado facultativo de Carnaval

Arquivo/ Divulgação
Destino mais visitado da região promete receber 35 mil visitantes somente no Parque Nacional do Iguaçu

Foz do Iguaçu – Os três principais destinos turísticos da região oeste do Paraná deverão receber mais de 60 mil visitantes neste feriado facultativo de Carnaval.

No Balneário de Santa Helena são esperadas mais de 10 mil pessoas com uma programação que já teve início na noite dessa sexta-feira e segue até a noite de segunda-feira (4). São bandas locais e o show mais esperado será com a dupla Rick e Renner neste sábado.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo, Janaína Paula Teodoro, durante todo o fim de semana bandas, duplas sertanejas e DJs vão animar os foliões em um carnaval mesclado entre músicas típicas e o sertanejo.

A expectativa é para camping lotado, já que os 90 quiosques foram todos reservados. “Geralmente nossos visitantes no Carnaval são os jovens, então eles optam por ficar no camping que tem infraestrutura, água, banheiros, internet de graça. Vai ser uma festa bem legal”, afirmou.

A maior parte da programação festiva ocorre no gramadão da praia e toda a programação é gratuita. São cobrados apenas o aluguel dos quiosques e a área de acampamento.

O principal destino no Paraná e um dos mais memoráveis do Brasil, Foz do Iguaçu deve receber, somente no Parque Nacional do Iguaçu, em torno de 35 mil pessoas durante os quatro dias do feriado de Carnaval, mas a expectativa dos setores ligados ao turismo local é para que mais de 50 mil visitantes passem pela cidade nestes dias.

Para facilitar a visitação, por exemplo, o Parque Nacional abrirá uma hora mais cedo, às 8h, durante todo o feriado, ou seja, deste sábado (2) até terça-feira (5). Assim, o atendimento aos visitantes ocorrerá das 8h às 17h.

Na Terra das Cataratas, a ocupação em hotéis e pousadas deverá ultrapassar os 80%.

Em Marechal Cândido Rondon o destaque vai para a primeira edição do Carnaval Alemão neste sábado no Balneário de Porto Mendes.

Segundo a prefeitura, o acesso será gratuito e o evento será no Parque de Lazer. Serão marchinhas de Carnaval e músicas alemãs, no estilo Oktoberfest a partir das 22h.

Na segunda-feira (4), a partir das 14h, e na terça-feira (5), a partir das 10h, serão realizadas atividades de recreação. Tudo gratuito.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, afirma que o evento é uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico das empresas do Distrito de Porto Mendes e resgatar a essência do Carnaval. “Pretendemos também ampliar o leque do turismo cultural, além de promover a integração familiar da população do nosso município e de toda a região oeste”.

O Município não divulgou a expectativa de público para Porto Mendes.

Reportagem: Juliet Manfrin