Cotidiano

Costa Oeste tem 100% dos pontos próprios para banho

Boletim do IAP avaliou a qualidade da água em praias artificiais e represas da região

Missal – O quarto boletim de balneabilidade da temporada, divulgado na sexta-feira (13) pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), mostra que todos os pontos da Costa Oeste e Norte estão próprios para banho. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas nas duas regiões.

A avaliação ocorreu nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

O monitoramento feito pelo IAP durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O estudo avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação. Além disso, são coletadas amostras de pontos onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galerias pluviais e foz de rios no mar.

 

Litoral

No litoral paranaense, quatro pontos estão impróprios para banho, além de outros 10 que são considerados permanentemente inadequados. Esses locais estão em Guaratuba, 100 metros à esquerda do Morro do Cristo, em Morretes, no Rio Nhundiaquara, e na Ponta da Pita, em Antonina.

“O aumento da concentração de bactérias Escherichia coli nesses locais já estava sendo apontado nos monitoramentos das semanas anteriores, mas ainda não ultrapassava os padrões estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Com as chuvas mais frequentes e constantes esse limite foi atingido. São locais onde já se imagina ter maior possibilidade de contaminação também pelo movimento de pessoas”, explica a bioquímica do IAP, Sumaia Andraus.

Sinalização

Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar com relação à balneabilidade seguindo as bandeiras na orla das praias, rios e reservatórios para indicar se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada, enquanto que a azul demonstra que a região está própria para banho.