Esportes

Corte inglesa obriga atleta russa a devolver dinheiro ganho em maratona

Enquanto o mundo aguarda a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no mês que vem, a justiça britânica determinou nesta terça-feira que a maratonista Liliya Shobukhova terá que devolver os prêmios em dinheiro conquistados nas maratonas de Londres de 2010 e de 2011.

De acordo com a corte britânica, Shobukhova terá que devolver 377,9 mil libras (R$ 1,6 milhão), que é o valor equivalente aos prêmios que ele recebeu pela participação nas duas provas.

A russa foi a vencedora da edição de 2010 e terminou em segundo lugar no ano seguinte. Mas a maratonista foi pega no antidoping em abril de 2014 e todos os seus resultados desde 2009 foram anulados. Incluindo a vitória na maratona de Chicago daquele ano.

– Vamos distribuir todo o dinheiro recuperado para os atletas que Shobukhova trapaceou – disse o diretor executivo da Maratona de Londres, Nick Bitel.

Hoje com 38 anos, Shobukhova, foi banida pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) por três anos e dois meses depois que foi flagrada no doping. Depois que a maratonista começou a colaborar com as investigações, sua pena foi reduzida para dois anos e sete meses pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Ela ficou livre para competir em agosto do ano passado.

Ainda assim, os organizadores da Maratona de Londres baniram Shobukhova por toda a vida de participar da prova. O mesmo fizeram os organizadores das maratonas de Boston, Berlim, Chicago e Nova York.