Cotidiano

Corte de árvore no Centro de Cascavel causa questionamentos da população

Equipes fizeram a retirada da árvore que embelezava a Rua Recife

Corte de árvore no Centro de Cascavel causa questionamentos da população

Cascavel – Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram ontem o corte de uma árvore na Rua Recife, no Centro de Cascavel.

A ação chamou atenção de vizinhos e de quem passava pelo local, causando questionamentos e reclamações, já que a rua é considerada uma das (últimas) mais arborizadas na região central. Muitas pessoas perguntavam o motivo da retirada.

Moradores disseram que a árvore estava frágil, velha e desgastada e temiam que caísse em dias de chuva e vento.

Agentes da Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) prestaram apoio, sinalizando o local e desviando o fluxo de veículos.

Segundo nota da Secretaria do Meio Ambiente, a retirada foi realizada “considerando laudo da Defesa Civil de parecer conclusivo, que sugere a retirada da árvore, a fim de minimizar os riscos de queda por ocasião da incidência de ventos fortes, devido a grande frequência de vendavais”.

De acordo com a prefeitura, todas as árvores cortadas são substituídas com a plantação de outra espécie mais adequada para o local.

A prefeitura recebe por mês mais de 30 pedidos para cortes de árvores. Caso o corte aconteça sem autorização, o morador é autuado, multado e encaminhado para Promotoria Pública por crime ambiental.

 

Foto: Patrícia Cabral